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Inep se reúne com equipe pedagógica do Celpe-Bras
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 30 de maio, um encontro com a equipe pedagógica do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O Instituto é responsável pela viabilização do exame, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Participaram da reunião membros da Comissão Técnica do exame e da Assessoria Internacional do Inep, além de representantes do MRE e do MEC. O encontro teve como objetivo apresentar melhorias que viabilizem a inscrição de todos os jovens participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Celpe-Bras.
O PEC-G é voltado para a formação e a qualificação de estudantes estrangeiros, preferencialmente jovens e de países em desenvolvimento, por meio de vagas gratuitas em cursos de graduação de instituições de educação superior brasileiras. A iniciativa foi criada em 1965 e é um dos instrumentos de cooperação educacional que o Brasil, por meio do MEC e do MRE, oferece, principalmente a países da Ásia, da África e da América Latina.
Na oportunidade, foram discutidos também a realização de um estudo preparatório para aplicação do Celpe-Bras online; melhorias no sistema do exame; estratégias para zerar a fila de credenciamento de novos postos aplicadores no Brasil e no exterior; e o planejamento para remodelação do processo de credenciamento de novos postos aplicadores do Celpe-Bras, a fim de reduzir a burocracia e atender à demanda internacional.
Celpe-Bras – O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Também é utilizado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
O exame tem uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.