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Celpe-Bras
Inep promove reunião da comissão técnica do Celpe-Bras
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça e quarta-feira, 28 e 29 de março, a reunião da Comissão Técnico-Científica do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A Autarquia é responsável pela viabilização do exame, aplicado por postos credenciados, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para planejar, divulgar e promover o Celpe-Bras.
Participaram da abertura Rubens Campos de Lacerda Júnior, diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep); Renato Carvalho da Cruz, diretor de Gestão e Planejamento (DGP/Inep); Francisco de Souza, representante do MRE; Andrea Duarte, representante da Comissão Técnico-Científica do exame; e Letícia Terreri Serra Lima, representante do gabinete do Instituto.
No primeiro dia de encontro, o grupo discutiu sobre os desafios da aplicação do exame, desde a exigência do teste até a implementação de melhorias na execução do cronograma, que inclui inovações na área de acessibilidade e aplicação de prova digital. O aprimoramento na certificação de usuários e instituições também foi pauta durante a reunião.
A mesa contou com a participação de Andréia Gonçalves, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep; Matilde Scaramucci, membro da Comissão Técnico-Científica do exame; David Simões, servidor da Daeb; Juliana Schoffen, coordenadora do posto aplicador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Já no segundo dia, o grupo designou equipes da Comissão Técnico-Científica para elaboração de planos de ação, com o objetivo de atuar nos seguintes eixos: atendimento especializado; processo de credenciamento de novos postos; digitalização da prova; quadro europeu de certificação; proposta de oficinas; revisão e atualização dos materiais pedagógicos do Celpe-Bras; metodologia de credenciamento do Celpe-Bras; como os países atuam na certificação; e glossário de termos do exame.
No dia 3 abril, acontecerá a reunião técnica com os coordenadores de postos aplicadores do exame. A reunião será gravada e disponibilizada posteriormente. Neste ano, o exame contará com duas edições: a primeira nos dias 25 a 27 de abril e a segunda nos dias 24 a 26 de outubro.
Novidades – Atualmente, o exame conta com 48 postos no Brasil e 78 no exterior. Durante a reunião, foi anunciado o credenciamento de novos postos aplicadores nos seguintes países: Itália, China e México. Compete aos postos aplicadores, entre outras atribuições, realizar o atendimento individual aos interessados no Celpe-Bras; divulgar o exame; indicar colaboradores para participar de eventos de formação técnico-pedagógica, orientados pelo Inep; homologar as inscrições e assegurar o sigilo no processo de recebimento, guarda e envio de provas.
Comissão – Instituída em 2020, a comissão é responsável por revisar e aprimorar o referencial teórico do exame, rever a descrição dos níveis avaliados e as respectivas faixas de notas, além de aperfeiçoar os processos de aplicação, a avaliação da parte oral e a correção das tarefas da parte escrita. A reavaliação das interações face a face também faz parte dos trabalhos do grupo, assim como a revisão do modelo de correção do exame para obtenção do certificado. Além disso, o colegiado tem a competência de subsidiar as diversas fases dos processos de elaboração de tarefas, de elementos provocadores, dos roteiros de interação, de manuais, guias, provas comentadas e outros materiais de apoio e documentos referentes ao Celpe-Bras.
No que diz respeito à capacitação de colaboradores do exame, o grupo tem a responsabilidade de, quando solicitado, auxiliar na condução de oficinas e contribuir com a produção ou revisão de conteúdo para treinamentos a distância, além de revisar e aprimorar os questionários dos participantes.
Celpe-Bras – O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do País, inclusive em processos de naturalização.
Assessoria de Comunicação Social do Inep