Notícias
Celpe-Bras
Inep encerra aplicação do Celpe-Bras 2018
As aplicações do exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2018 terminam nesta sexta-feira, 5, no Brasil e no exterior. Nesta edição, que marca 20 anos do Certificado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 7.448 inscrições e promoveu a aplicação em 60 postos aplicadores no exterior e em 28 no Brasil. A previsão é que os resultados sejam divulgados em dezembro.
As provas ocorreram em todas as regiões brasileiras e na África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana, Guiné Bissau, Itália, Japão, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, Reino Unido, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.
O Celpe-Bras é dividido em Parte Escrita e Parte Oral. A Escrita foi aplicada para todos na segunda-feira, 1º de outubro. Já a Parte Oral foi aplicada entre a tarde do dia 1º de outubro e hoje, 5 de outubro, individualmente, até que todos os inscritos fossem avaliados. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.
O Exame certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, tanto na Parte Escrita quanto na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência das partes do exame for diferente, prevalecerá o nível mais baixo.
Celpe-Bras – O exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é aplicado no Brasil e em outros países pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores com o objetivo do de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.
Assessoria de Comunicação Social