Notícias
Notícias
Inep capacita elaboradores de itens para exame de proficiência em língua portuguesa
Começou hoje, 28, a primeira capacitação 2011 para colaboradores do Banco Nacional de Itens para o exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras. Até o dia 3 de março, 16 mestres e doutores na área de Ensino de Línguas Estrangeiras, Linguística Aplicada e Ensino de Português para Estrangeiros estarão reunidos para a elaboração de itens para o exame.
"Não é uma simples elaboração de itens, é uma forma de fortalecer a mobilidade e compartilhar culturas", disse a presidente do Inep, Malvina Tuttman, que esteve presente no evento e compôs a mesa, em conjunto com o conselheiro Gustavo Guimarães, do Ministério das Relações Exteriores, a diretora em exercício de Avaliação da Educação Básica, Camila Karino, o coordenador-geral de Exames para Certificação, Marcos Novais, e o presidente da comissão técnica do Celpe-Bras, Jerônimo Coura.
Até a próxima quinta-feira os professores serão capacitados com palestras e oficinas, antes da elaboração dos itens. Os colaboradores atenderam a uma chamada pública para subsidiar a composição de, pelo menos, três edições do exame.
Além da elaboração de itens para o Celpe-Bras, o Inep/MEC se responsabiliza por itens de outros exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Prova Brasil/ Saeb.
Histórico - O Celpe-Bras teve a sua primeira aplicação em 1997 e para sua primeira edição se inscreveram 120 pessoas. Atualmente, com duas provas ao ano, esse número subiu para quase três mil. Cerca de 30 países possuem instituições credenciadas como postos para aplicar o exame. No Brasil, mais de 20 universidades são autorizadas, presentes em todas as cinco regiões do País. As prova para o primeiro semestre serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril.
Para fazer o exame, podem se candidatar estrangeiros e brasileiros cujo idioma materno não seja a língua portuguesa, com pelo menos 16 anos e formação mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. O exame é composto por duas partes: escrita, com duração de duas horas e meia, e oral, com 20 minutos. As inscrições seguem até o dia 15 de março, pela página http://celpebras.inep.gov.br/inscricao.
Assessoria de Comunicação do Inep/MEC