Notícias
Notícias
Exame de proficiência em língua portuguesa é aplicado hoje
Um total de 3.089 estrangeiros, brasileiros com dupla nacionalidade e brasileiros cuja língua materna não é a portuguesa estão se submetendo, hoje e amanhã, a prova de língua portuguesa, em busca de certificado de proficiência. Trata-se da segunda edição de 2010 do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa), que está sendo aplicado em 19 países estrangeiros e também no Brasil. Hoje pela manhã, foi aplicada a prova escrita. A entrevista oral foi marcada, individualmente para o período da tarde ou para amanhã.
Os participantes do Celpe-Bras que alcançam pontuação mínima, recebem certificado de proficiência em um dos quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O certificado – único reconhecido oficialmente no Brasil - é emitido pelo Ministério da Educação. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.
Desde o segundo semestre de 2009, o Celpe-Bras é de responsabilidade do Inep. O exame é aplicado no Brasil e em outros países recebendo, para isso, apoio do Ministério das Relações Exteriores.
Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em programas de graduação e pós-graduação.
Assessoria de Imprensa do Inep/MEC