Notícias
CELPE-BRAS
Encontro técnico reúne coordenadores dos postos do Celpe-Bras
Na última segunda-feira, 3 de abril, ocorreu a reunião técnica dos coordenadores dos postos aplicadores do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O encontro foi realizado no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e transmitido pelo aplicativo Microsoft Teams para os coordenadores do Brasil e exterior.
Durante a reunião, foram apresentadas as melhorias e os avanços na aplicação do Celpe-Bras, além dos novos procedimentos administrativos, a fim de garantir a isonomia entre os países que realizam o exame. Entre as novidades, está a redução da impressão de materiais administrativos.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou que o Inep realiza a articulação com os coordenadores dos postos, no Brasil e no exterior, a fim de buscar as melhores soluções logísticas e pedagógicas para a execução do Celpe-Bras. “O exame cumpre um papel importante para aqueles que desejam obter o certificado de proficiência na língua portuguesa. Esta reunião de alinhamento se faz necessária para o sucesso da aplicação”, ressaltou.
Estiveram presentes também o diretor de Gestão e Planejamento (DGP/Inep), Renato Carvalho da Cruz; o diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep), Rubens Campos de Lacerda Júnior; a coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep, Andréia Gonçalves; e o representante do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Marcus Vinicius.
Postos aplicadores – Entre as atribuições, os postos aplicadores são responsáveis por realizar o atendimento individual aos interessados no Celpe-Bras; divulgar o exame; indicar colaboradores para participar de eventos de formação técnico-pedagógica, orientados pelo Inep; homologar as inscrições e assegurar o sigilo no processo de recebimento, guarda e envio de provas.
Celpe-Bras – O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Também é utilizado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no País.
O exame tem uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do Inep