Notícias
CELPE-BRAS
Emissão de 2ª via do Celpe-Bras será por certidão do Inep
A partir desta quinta-feira, 1º de julho, a segunda via do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) será emitida mediante certidão assinada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida foi regulamentada pela Portaria n.º 379, de 8 de junho de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de junho.
O cidadão estrangeiro que precisar solicitar segunda via do certificado de proficiência deve enviar um e-mail para celpebras@inep.gov.br, com uma cópia do documento de identificação oficial com foto e a cópia da portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no DOU, referente à primeira via do certificado. Com esses documentos, o Instituto gera um novo certificado, com assinatura do presidente do Inep, e publica uma portaria de segunda via da certificação no DOU, para comprovar a certificação perante instituições nacionais ou estrangeiras.
O Inep lembra que o documento de segunda via é direcionado apenas aos cidadãos estrangeiros que participaram dos exames realizados pelo MEC no período entre 1998 e o primeiro semestre de 2009, quando o certificado de proficiência era um documento físico, emitido pelo ministério. Os exames realizados após esse período foram aplicados sob a responsabilidade do Inep e a emissão do certificado se tornou eletrônica, por meio do Sistema Celpe-Bras.
Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o único meio oficial brasileiro para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do MEC e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
Assessoria de Comunicação Social do Inep