Notícias
Notícias
Divulgado o resultado do Celpe-Bras 2009
Com 2.613 inscrições homologadas, o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) 2009 atestou 2.015 participantes oriundos de 27 países diferentes, mais o Brasil. A listagem com o nome dos certificados, por nível de proficiência alcançado, pode ser consultada aqui. O documento ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU). No País, o exame é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, além de servir para legitimar os diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
Aplicado nos dias 17 e 18 de novembro, o exame avaliou a compreensão e a produção oral e escrita dos participantes na Língua Portuguesa. O interessado recebeu a certificação conforme o desempenho obtido na prova. O Celpe-Bras possui quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Os certificados serão emitidos pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) até 90 dias depois da publicação dos resultados no Diário Oficial da União. Em seguida, serão enviados aos postos aplicadores para entrega aos participantes. No caso dos postos aplicadores do exterior, os certificados serão encaminhados primeiramente ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), para serem validados pela Divisão de Assuntos Consulares (DAC). Em breve, os participantes poderão acessar seus boletins de desempenho individual também pela Internet. O Inep esclarece que a relação dos aprovados divulgada hoje, assim como a que sairá no DOU, já valida a certificação do participante, não sendo necessária a espera do diploma para a comprovação da proficiência adquirida.
O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.
O Inep é responsável pela realização do teste desde o segundo semestre de 2009.
Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC