Notícias
CELPE-BRAS
Divulgada lista preliminar para posto aplicador do Celpe-Bras
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 6 de junho, o resultado da análise dos documentos referentes ao credenciamento de instituições interessadas em tornarem-se postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2022. Ao todo, o parecer preliminar da equipe pedagógica do Instituto considerou favoráveis 33 instituições. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria n.º 205/2022.
As entidades interessadas em credenciar-se a posto aplicador do Celpe-Bras se candidataram por meio do Edital n.º 4/2022, que dispõe sobre as regras e os critérios do credenciamento. O prazo para as instituições que tiveram a situação documental desfavorável interporem recurso ao resultado preliminar ficará aberto até as 18h (horário de Brasília) do dia 27 de junho. As interessadas devem encaminhar e-mail para celpebras@inep.gov.br.
A divulgação final da lista de instituições que tiveram documentação de solicitação de credenciamento favorável será em 25 de julho. Já a divulgação das instituições credenciadas está prevista para o período entre 23 de setembro e 31 de dezembro de 2022, no Diário Oficial da União.
O credenciamento para posto aplicador do Celpe-Bras exige a realização de curso de formação pedagógica a distância ou presencial para os coordenadores e suas equipes, e poderá ser efetivado por meio de visita formal, virtual ou presencial à instituição solicitante pelo Inep ou por entidade designada pela Autarquia, bem como evento específico realizado para esse fim.
Celpe-Bras – O exame para obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o único aceito pelo governo brasileiro como comprovação de domínio da língua. Ele avalia aspectos textuais e, principalmente, discursivos. As provas são aplicadas, no Brasil e no exterior, pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
O certificado geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Além disso, também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.