Notícias
CELPE-BRAS
Celpe-Bras abrirá inscrições a partir de segunda-feira (31)
As vagas para cada posto aplicador são limitadas. A relação dos locais que aderiram à edição 2020 do Celpe-Bras e o limite de inscritos por posto também constam no anexo I do edital.
Considerando a situação de pandemia e os procedimentos de prevenção à COVID-19, medidas de segurança sanitária deverão ser adotadas pelos postos aplicadores. A aplicação deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.
No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.
Não há uma data de validade para a certificação nem determinação quanto ao nível de proficiência exigido, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições. Desse modo, é possível que uma universidade exija nível intermediário enquanto outra venha a requerer nível avançado para que um cidadão estrangeiro possa participar de programas de graduação ou pós-graduação.
Taxa de inscrição – O custo do exame será estabelecido pelo posto aplicador. O valor máximo será de R$ 230,00 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos).
Postos aplicadores no exterior
Assessoria de Comunicação do Inep