Notícias
AVALIAÇÃO IN LOCO
Mais 112 docentes passam a integrar banco de avaliadores
Mais 112 professores foram incluídos no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) homologou a inclusão desses docentes por meio da Portaria n.º 591/2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 4 de janeiro. Eles serão responsáveis pela avaliação externa in loco (presencial e virtual) dos cursos de graduação e das instituições de educação superior.
A homologação contempla o processo seletivo aberto por meio do Edital n.º 73/2020. O grupo faz parte da turma de 440 docentes convocados pelo Inep para a capacitação, que foi realizada entre outubro e dezembro de 2021. A lista de professores homologados inclui apenas os que atingiram desempenho suficiente para a aprovação.
Em uma etapa anterior da seletiva, o Inep já havia convocado outros 413 docentes para serem capacitados entre setembro e outubro. Destes, 233 foram aprovados e homologados, em novembro. Com isso, ao todo 345 professores foram incluídos no banco de avaliadores até o momento.
Novo formato – Em abril de 2021, o Inep iniciou a avaliação externa virtual in loco, utilizando a mesma metodologia da avaliação presencial e mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de graduação. Os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem apenas com o modelo de avaliação presencial.
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional. A avaliação é um dos pilares que constam na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade da educação superior ofertada no Brasil.
A avaliação institucional é realizada para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Já o processo avaliativo dos cursos ocorre com o objetivo de embasar a autorização ou o reconhecimento das graduações, assim como os procedimentos de renovação de reconhecimento ou da transformação de organização acadêmica.
Confira a Portaria n.º 591/2021 (com a lista de docentes homologados)