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AVALIAÇÃO IN LOCO
Inep inclui mais 104 docentes no banco de avaliadores
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) homologou, nesta quarta-feira, 13 de abril, a inclusão de 104 docentes no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Os profissionais poderão atuar nas próximas avaliações externas in loco (presencial e virtual) dos cursos de graduação e das instituições de educação superior. A Portaria n.º 127/2022, com os nomes dos novos avaliadores, foi publicada no Diário Oficial da União.
Os novos docentes do BASis fizeram parte das turmas de capacitação realizada no período de 7 de fevereiro a 14 de março, que contemplou os inscritos no processo seletivo aberto por meio do Edital n.º 73/2020. Ao todo, foram convocados 491 professores da educação superior para a capacitação.
O Inep realiza avaliações externa in loco (presencial e virtual) semanalmente. A previsão do Instituto é realizar cerca de 7 mil avaliações em 2022. No período de janeiro a abril, já foram realizadas 743 avaliações virtuais. No mesmo período, o Instituto efetuou 1447 avaliações presenciais, que engloba apenas os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.
Ao todo, 2.657 avaliações virtuais estão previstas para acontecer nos próximos meses, com previsão de serem concluídas até junho de 2022. Na modalidade presencial, esse número é de 466 avaliações iniciadas (dados atualizados em 11 de abril de 2022).
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
Em 26 de abril de 2021, o Inep iniciou a avaliação externa virtual in loco, utilizando a mesma metodologia da avaliação presencial e mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. Os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.
Confira a Portaria n.º 127/2022