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IES devem enviar auto-avaliação ao E-MEC
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o dia 30 de abril para enviar o relatório de auto-avaliação relativo ao período de 2004 a 2006 ao Sistema E-MEC. Para o período de 2006 a 2008, as Instituições já credenciadas devem entregar o relatório até o dia 06 de junho. Esse procedimento tem a finalidade de garantir o cumprimento dos fins da gestão da educação superior em âmbito nacional.
Para fazer a auto-avaliação, é necessário que a IES organize uma CPA – Comissão Própria de Avaliação, com as funções de coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição, além de tornar disponíveis as informações relativas a esse processo. Todas as CPAs devem ser cadastradas no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), como a primeira etapa para a implementação efetiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para inserir os relatórios de auto-avaliação, a IES deve acessar o sistema E – MEC por meio da página http://emec.mec.gov.br e digitar o número do CPF e senha do pesquisador institucional. Após esse processo, procurar o "Menu de Regulação", clicar em "Credenciamento" (para IES nova) ou Recredenciamento (se a IES já estiver credenciada). Depois desse procedimento, o pesquisador deve localizar a aba "Mantida", clicar em "Dirigente e/ou membro CPA", inserir as informações e salvar.
A avaliação interna caracteriza-se como um processo contínuo por meio do qual a Instituição conhece a própria realidade e compreende os significados de suas atividades educativas, alcançando, assim, maior relevância social.
Assessoria de Imprensa do Inep