Notícias
AVALIAÇÃO IN LOCO
Edital convoca avaliadores do Basis para capacitação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convocou, nesta terça-feira, 9 de agosto, mais de 2 mil avaliadores do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) que não concluíram a capacitação para a avaliação externa virtual in loco em 2021, a fim de que manifestem interesse em participar de nova capacitação. Os interessados têm até o dia 15 de agosto para enviar um e-mail para basis@inep.gov.br, informando nome completo e CPF.
A chamada dos avaliadores se deu por meio de edital de convocação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9). A lista dos profissionais convocados está disponível no portal do Inep, na página do BASis.
O avaliador convocado que não atender ao chamado e, consequentemente, não concluir com aprovação a capacitação poderá ser excluído do BASis, conforme previsto na Portaria n.º 536, de 16 de setembro de 2020.
Avaliação in loco – O objetivo da avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sinaes. O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
Em 26 de abril de 2021, foi iniciada a avaliação externa virtual in loco, utilizando a mesma metodologia da avaliação presencial e mantendo o rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. Os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial.
No dia 22 de junho de 2022, a Lei n.º 14.375/2022 modificou, entre outras normas, a Lei n.º 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A mudança autoriza a realização de avaliação externa virtual in loco de cursos de graduação da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas. Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas e reconhecidas, bem como ter renovação de reconhecimento conferida.
Confira a lista de avaliadores convocados para nova capacitação