Notícias
AVALIAÇÃO IN LOCO
Dados sobre avaliação in loco atualizados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou 3.687 avaliações externas in loco em instituições de educação superior entre janeiro e junho de 2022. Dessas, 3246 (88%) foram na modalidade virtual e 441 (12%), presencial. Os dados foram apresentados a entidades representativas do setor educacional na última segunda-feira, 18 de julho.
A avaliação externa virtual in loco foi regulamentada pela Lei n.º 14.375/2022, que modificou, entre outras normas, a Lei n.º 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Com a regulamentação, o Ministério da Educação (MEC) está autorizado a realizar, por meio do Inep, visitas virtuais para avaliar cursos de graduação, exceto os de medicina, psicologia, odontologia e enfermagem.
O modelo virtual utiliza a mesma metodologia do presencial, mantendo o rigor acadêmico e técnico das análises, porém sem o deslocamento das comissões até as instituições de ensino. Os instrumentos avaliativos permanecem os mesmos, mantendo os métodos de identificação das evidências para a caracterização dos atributos previstos nos indicadores, com aferição das condições de oferta das instituições e dos cursos de graduação.
Avaliação in loco – A avaliação externa in loco tem como objetivo garantir a qualidade da educação superior ofertada no País. Também serve como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre o nível superior no Brasil.
Confira a apresentação sobre os dados da avaliação in loco