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Avaliação interna de Instituição
A avaliação interna das instituições, também denominada de auto-avaliação, faz parte da Avaliação Institucional.
A avaliação interna caracteriza-se como um processo contínuo por meio do qual as Instituições de Educação Superior (IES) constroem conhecimento sobre a sua própria realidade com o objetivo de compreender os significados do conjunto de suas atividades educativas e alcançar maior relevância social.
A avaliação interna é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) criada por cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Os aspectos avaliados pela Avaliação Interna estão descritos nas Orientações Gerais para o roteiro da Auto-avaliação, documento de orientações e sugestões do Sinaes.
Esses aspectos são divididos em três núcleos: Núcleo básico e comum, Núcleo de temas optativos e Núcleo de documentação, dados e indicadores. O núcleo básico e comum contempla as informações que obrigatoriamente devem integrar os processos de todas as IES. Já o núcleo de temas optativos contém tópicos que podem ser ou não selecionados pelas IES para avaliação. Por fim, no núcleo de documentação, dados e indicadores são apresentadas informações que podem contribuir para fundamentar e justificar as análises e interpretações.
O ciclo da Avaliação interna é de dois anos. Ao final deste processo, a CPA deve produzir relatório final de avaliação interna e encaminhar ao Inep.
Assessoria de Comunicação do Inep