Notícias
ARCU-SUL
Webinário aborda diálogo com universidades públicas
Na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará o webinário “Diálogo com as universidades públicas sobre o Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul)”. O evento será transmitido das 10h às 12h (horário de Brasília), pelo canal do Inep no YouTube.
O evento é voltado para profissionais de instituições de educação superior públicas, como pró-reitores, procuradores institucionais e coordenadores de curso, que receberão informações sobre a retomada das avaliações de acreditação no Brasil, reacreditação de cursos e procedimentos. Também será discutido o cronograma do Arcu-Sul para 2023 e eventos de formação para os procuradores institucionais e coordenadores de curso. Em data futura, será realizado evento voltado para as instituições privadas que desejarem aderir ao processo de acreditação.
O Arcu-Sul é o sistema de acreditação de cursos de graduação dos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e Estados associados que tenham aderido ao sistema. Dessa forma, os países participantes integram a Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que funciona como instância executora dos Planos de Ação do Setor Educacional do Mercosul, no âmbito de suas competências. A agência também coordena as comissões consultivas, que têm como prerrogativa estabelecer os critérios de qualidade para a acreditação de cursos.
Nesse contexto, acreditação é o processo de asseguração da qualidade acadêmica de um curso de graduação no âmbito regional. Os Estados-membros e associados reconhecem mutuamente a qualidade acadêmica dos cursos de graduação que tenham sido acreditados pelo sistema em tela. Atualmente, são passíveis de acreditação os cursos de graduação em agronomia, arquitetura, economia, enfermagem, engenharia, farmácia, geologia, medicina, odontologia e veterinária.
O Arcu-Sul tem como objetivo a melhoria permanente da formação acadêmica, voltada para o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural, em âmbito regional, considerando a defesa dos direitos humanos e a cooperação solidária. No Brasil, o Arcu-Sul é disciplinado pela Portaria n.º 94, de 16 de fevereiro de 2022, a qual designa o Inep como instituição responsável pela implementação, a gestão, a coordenação, o planejamento e a operacionalização do processo de acreditação de cursos no âmbito do sistema.
Com a publicação da portaria, foi possibilitada a retomada dos processos de acreditação no Brasil, que, por questões jurídicas, estavam suspensos desde 2015. Uma das principais inovações introduzidas pelo normativo foi a transmissão das despesas financeiras relativas ao custeio das equipes de avaliação para as instituições de educação superior. Conforme ocorre nos demais países-membros e associados, as instituições inscritas nesse processo têm por competência providenciar compra de passagem, transporte local, hospedagem, alimentação da equipe de avaliação e pagamento de seus membros.
Benefícios – A adesão ao Arcu-Sul possibilita o intercâmbio institucional entre cursos acreditados, fortalecendo a internacionalização da instituição de educação superior, e a revalidação de diploma com tramitação simplificada. Além disso, o sistema beneficia estudantes e docentes, com o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca). A autoavaliação do curso estimula a cultura da avaliação na comunidade acadêmica e o relatório de visita pode servir como plano de melhorias. A mobilização da comunidade acadêmica para o processo de acreditação também proporciona maior integração e senso de corresponsabilidade pela garantia da qualidade do ensino.
Serviço:
Webinário “Diálogo com as universidades públicas sobre o Arcu-Sul”
Data: Quarta-feira, 15 de fevereiro
Horário: 10h às 12h (horário de Brasília)
Local: Canal do Inep no YouTube