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Unesco lança pesquisa internacional que compara educação fundamental de 11 países, inclusive do
O Instituto de Estatísticas da Unesco lançará, nesta quarta-feira, dia 28 de maio, o relatório final (em inglês) da pesquisa do Programa Mundial de Indicadores Educacionais, WEI–SPS, que avalia escolas primárias de 11 países, incluindo o ensino brasileiro.
O estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar os desafios que os países ainda enfrentam em oferecer educação primária, especialmente nas localidades que apresentam condições socioeconômicas desfavoráveis. Além do Brasil, a pesquisa WEI–SPS coletou informações do ensino primário na Argentina, Chile, Índia, Malásia, Paraguai, Peru, Filipinas, Sirilanka, Tunísia e Uruguai. Os dados coletados se referem a 2005 e 2006.
A coordenação internacional da pesquisa ficou a cargo do Instituto de Estatística da Unesco (UIS) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) até o ano de 2005. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi o responsável pela coordenação nacional e se encarregou da tradução dos questionários, aplicação, coleta e entrada dos dados.
No Brasil, a escola primária corresponde às escolas que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série ou equivalente). Para a amostra, foram utilizados três estratos: dependência administrativa (pública/privada), localização (rural/urbana) e região geográfica.
Os questionários foram aplicados no Brasil a professores de 4ª série do ensino fundamental e diretores de escolas selecionadas na amostra da pesquisa. A amostra brasileira incluiu 646 escolas de 488 municípios. O Brasil foi um dos países que teve maior índice de participação no preenchimento dos questionário. Os docentes responderam a dois questionários, sendo um deles sobre Oportunidades de Aprendizagem em Matemática e o outro em Leitura.
Entre os dados coletados, se destacam informações sobre o índice de repetência dos alunos, os gastos educacionais, o uso de computadores nas escolas. Também é possível constatar a proporção de alunos que vêm de famílias com apenas um genitor (pai/mãe), a prevalência de diretores do sexo feminino e a proporção de alunos cujos professores lecionam em mais de uma escola.
Os itens dos questionários foram selecionados a partir de instrumentos desenvolvidos por diversas organizações e projetos internacionais, como: Associação Internacional para Avaliação de Rendimento Educacional (IEA), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Programa Canadense de Indicadores de Desempenho Escolar, Levantamento sobre Escolas e Staffing (Estados Unidos), Consórcio do Sul e Oriente para Monitoramento da Qualidade Educacional (SACQEQ), Programa holandês de Auto-Avaliação na Educação Primária (Zelfevaluatie basisonderwijs – ZEBO), Departamento de Educação de Vitória (Austrália) e o Centro de Pesquisa em Avaliação (Universidade de Melbourne, Austrália).
A pesquisa WEI foi idealizada em 2002 e realizada a partir de 2005 com a finalidade de contribuir com os esforços do Brasil e dos demais países envolvidos para melhorar o acesso, a qualidade e a eqüidade da educação ofertada à sua população, na medida em que ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a complexidade dos processos educacionais.
O estudo internacional também pretende comparar o funcionamento das escolas primárias nos diferentes contextos nacionais, sob a perspectiva da efetividade (gestão escolar e estratégias didático-pedagógicas) e da equidade (distribuição dos recursos e das boas práticas entre as escolas das diferentes regiões de cada país).
O relatório final da publicação tem, ao todo, 219 páginas. A Unesco fará o lançamento simultaneamente em todos os países nos quais a entidade tem sede. Na próxima semana, será realizado um Workshop no Brasil, reunindo representantes dos países envolvidos na pesquisa para analisar os dados e projetar o uso dos seus resultados. O evento é restrito aos participantes e ocorrerá entre os dias 2 e 6 de junho.
Assessoria de Imprensa do Inep