Notícias
Notícias
Técnicos do Inep vão à África do Sul
Dirigentes e técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) irão a Pretória, na África do Sul, apoiar o governo local na construção de um banco de dados de professores e de uma política de formação da categoria no ensino básico. O convite partiu do governo da África do Sul e os técnicos ficarão em Pretória entre os dias 22 e 27 deste mês.
O Inep é uma das referências internacionais em termos de avaliação e regulação do ensino em todos os seus níveis, observa o presidente do instituto, Eliezer Moreira Pacheco. Segundo ele, hoje, apenas um terço dos países do mundo tem agências de avaliação e regulação como o Inep, o que faz com que o órgão seja muito procurado por outras nações que desejam constituir agências similares.
Contribuição Há a possibilidade de técnicos da Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação a Distância (Secad), ambas do MEC, integrarem a comitiva à África do Sul. A educação a distância, por exemplo, tem muito a contribuir para uma política massiva de formação de educadores, explicou Eliezer.
Ele lembra que a África do Sul é um país rico, com um governo progressista, que lutou contra o colonialismo e o apartheid, mas à semelhança do Brasil tem indicadores sociais ainda precários, dada à concentração de renda, neste caso, estabelecida durante o regime de segregação racial.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563