Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Resultados do PIRLS serão divulgados na terça (16)
Na próxima terça-feira, 16 de maio, serão lançados os resultados e o Relatório do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). Estudantes brasileiros participaram, pela primeira vez, em 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) operacionalizou a avaliação em uma amostra de 187 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil. Mais de 4.900 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram avaliados. Considerando todas as nações participantes do estudo, cerca de 400 mil estudantes, em mais de 13 mil escolas de 57 países, e 8 participantes de padrões de referência foram avaliados.
Por ocasião da crise sanitária ocasionada pela covid-19, este ciclo do PIRLS coletou dados de aprendizagem durante a pandemia. A Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), responsável pelo estudo, divulgará os resultados em evento, a partir das 5h (horário de Brasília). Em seguida, o Inep disponibilizará Sumário Executivo: Brasil no PIRLS 2021, bem como o capítulo Enciclopédia Brasil sobre os dados de questionário do contexto curricular nacional de aprendizagem de leitura. Posteriormente será disponibilizada versão traduzida do Relatório Internacional, assim como o Relatório Nacional com os resultados de aprendizagem da compreensão leitora dos estudantes brasileiros.
Avaliação – O PIRLS afere as habilidades em leitura de alunos do 4º ano do ensino fundamental, momento em que, normalmente, o aluno já aprendeu a ler e está colocando a leitura em prática como um instrumento de aprendizado. Por isso, a avaliação busca coletar dados, justamente, sobre esse ponto da trajetória escolar.
PIRLS – As provas contemplam dois eixos: a experiência literária e a aquisição e o uso da informação. Além disso, os resultados consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários, respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, pais ou responsáveis. O estudo é realizado a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas, que trabalham para avaliar, entender e proporcionar subsídios para a melhora dos sistemas educacionais em todo o mundo.
Assessoria de Comunicação Social do Inep