Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Países do Mercosul apresentam Indicadores Educacionais
Com o objetivo de analisar a educação a partir dos indicadores de qualidade educacional nos países do Mercosul, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 14 de novembro, o webinário internacional “Indicadores Educacionais Produzidos pelos Países do Mercosul”. A iniciativa faz parte do conjunto de ações previstas para o período de presidência pro tempore do Brasil no Comitê Técnico de Avaliação (CTA) no Mercosul.
Atualmente, o Brasil lidera e coordena as reuniões e os processos de integração entre os países. O CTA é uma das instâncias do setor educativo do Mercosul e hoje é representado pelo Inep.
No primeiro momento, os participantes apresentaram alguns indicadores educacionais produzidos pelo Brasil, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); Indicador de Nível Socioeconômico (Inse); e Indicador de Assistência durante a Pandemia. Em seguida, o Grupo de Trabalho de Indicadores (GTI) do setor educativo do Mercosul apresentou o trabalho de indicadores comparados entre os países membros do bloco.
A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Inep, Clara Machado Alarcão, destacou que os indicadores são recursos importantes para o monitoramento de sistemas educacionais e apoiam a criação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação. “O Comitê Técnico de Avaliação tem promovido, semestralmente, esses seminários, que permitem a construção de políticas, a troca de informações e o intercâmbio entre os países”.
Os indicadores internacionais comparados do Mercosul reúnem as informações necessárias para políticas públicas, elaboração e execução de programas e projetos conjuntos. Os principais produtos do GTI são a Vitrine Estatística e a série histórica.
Já na segunda parte do webinário, os representantes da Argentina, do Paraguai e do Uruguai apresentaram indicadores produzidos a partir das avaliações educacionais de cada um dos países, discutiram metodologias e aspectos em comum entre as nações.