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O que é o Pisa
O Pisa - Programa Internacional de Avaliação de Alunos – é uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências.
O exame é realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade formada por governos de
30 países
que têm como princípios a democracia e a economia de mercado. Países não membros da OCDE também podem participar do Pisa, como é o caso do Brasil, convidado pela terceira vez consecutiva.
O objetivo principal do Pisa é produzir indicadores que contribuam, dentro e fora dos países participantes, para a discussão da qualidade da educação básica e que possam subsidiar políticas nacionais de melhoria da educação.
O Brasil participa do Pisa por meio do Inep, responsável pela aplicação das provas em todo o País. Essa participação tem o intuito de situar o desempenho dos alunos brasileiros no contexto da realidade educacional internacional, além de possibilitar o acompanhamento das discussões sobre as áreas de conhecimento avaliadas pelo Pisa em fóruns internacionais de especialistas. A participação nesse processo de avaliação internacional leva, ainda, à apropriação de conhecimentos e metodologias na área de avaliação educacional. O Inep dissemina informações – resultados, conceitos e metodologias – geradas pelo Pisa aos diversos autores do sistema educacional brasileiro.
Participaram do Pisa 2006 57 países. Além dos membros da OCDE, foram convidados
27 países
.
Resultados brasileiros
Em sua terceira participação no Pisa, o Brasil mostrou desempenho similar aos anos anteriores em Ciências, uma ligeira queda em Leitura e um aumento significativo em Matemática, que valeu destaque por parte da OCDE.
Da última aplicação do Pisa, o Brasil subiu 14 pontos em Matemática, só superado entre os convidados pela Indonésia (31 pontos) e, considerando os membros da OCDE, pelo México (20 pontos).
Pisa 2000 | Pisa 2003 | Pisa 2006 | |
Número de alunos participantes |
4.893
|
4.452
|
9.295
|
Ciências |
375
|
390
|
390
|
Leitura |
396
|
403
|
393
|
Matemática |
334
|
356
|
370
|
Resultados por Estado e Região
Região Sul tem melhores notas e Nordeste tem as piores
A Região Sul foi a que apresentou o melhor desempenho nas três áreas. Em segundo lugar ficou o Centro-Oeste em Matemática e Ciências, e o Sudeste em Leitura. Essas duas regiões se revezam no terceiro lugar. A região Norte mostrou as notas seguintes e o Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas avaliadas.
PISA 2006 - Média Brasil por Região
|
||||||
Região
|
Matemática
|
Leitura
|
Ciências
|
|||
Média
|
Erro Padrão
|
Média
|
Erro Padrão
|
Média
|
Erro Padrão
|
|
TOTAL |
370
|
2,933
|
393
|
3,743
|
390
|
2,786
|
C. OESTE |
378
|
9,461
|
388
|
10,163
|
396
|
8,868
|
NORDESTE |
333
|
6,353
|
359
|
9,336
|
359
|
4,859
|
NORTE |
339
|
10,162
|
377
|
8,758
|
372
|
6,984
|
SUDESTE |
378
|
4,358
|
404
|
4,931
|
396
|
4,330
|
SUL |
405
|
6,854
|
419
|
8,140
|
424
|
6,529
|
DF e Santa Catarina revezam-se no primeiro lugar
A amostra saltou de 4.452 participantes em 2003 para 9.295 em 2006 para possibilitar amostra por estado. As provas foram aplicadas em agosto de 2006 em 625 escolas de 390 municípios de todas as unidades da federação.
Em Ciências os estados que apresentaram melhor desempenho foram: Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Rondônia.
Em Leitura, cuja média nacional foi de 393 pontos, dez estados ficaram acima da média: Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo e Paraíba.
A melhor média estadual em Matemática foi alcançada pelos estudantes do Distrito Federal. Além deles, ultrapassaram a média nacional os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Rondônia.
Resultados por gênero
Meninos são melhores em Matemática. Meninas, em Leitura
Os resultados do Pisa mostram alguns detalhes da realidade educacional brasileira que podem contribuir na elaboração de políticas públicas. Apontam, por exemplo, para uma acentuada diferença de desempenho por gênero. Enquanto meninos são melhores em Matemática e Ciências, as meninas os superam em Leitura.
Em Ciências constata-se uma pequena diferença: meninas ficaram com 386 pontos e meninos, com 395. Vantagem, portanto, de nove pontos. Essa diferença aumenta para 19 pontos nas médias de Matemática, onde mulheres tiveram 361 pontos e homens, 380.
Mas quando o assunto é Leitura, as meninas tiveram nada menos que 32 pontos a mais: foram 408 delas a 376 deles. Veja o desempenho por gênero em cada estado.
PISA 2006 – Desempenho por gênero e UF
UF
|
Sexo
|
Ciências
|
Matemática
|
Leitura
|
Média
|
Média
|
Média
|
||
Total |
Feminino |
386 |
361 |
408 |
Masculino |
395 |
380 |
376 |
|
Total |
390 |
370 |
393 |
|
AC
|
Feminino |
362 |
340 |
363 |
Masculino |
372 |
355 |
347 |
|
Total |
366 |
346 |
356 |
|
AL
|
Feminino |
360 |
329 |
381 |
Masculino |
376 |
361 |
359 |
|
Total |
366 |
341 |
373 |
|
AM
|
Feminino |
338 |
279 |
341 |
Masculino |
363 |
321 |
345 |
|
Total |
349 |
298 |
343 |
|
AP
|
Feminino |
358 |
331 |
407 |
Masculino |
371 |
358 |
371 |
|
Total |
364 |
344 |
390 |
|
BA
|
Feminino |
356 |
324 |
393 |
Masculino |
374 |
357 |
373 |
|
Total |
364 |
339 |
384 |
|
CE
|
Feminino |
364 |
340 |
380 |
Masculino |
372 |
360 |
349 |
|
Total |
367 |
349 |
366 |
|
DF
|
Feminino |
437 |
415 |
436 |
Masculino |
460 |
451 |
419 |
|
Total |
447 |
431 |
429 |
|
ES
|
Feminino |
402 |
378 |
424 |
Masculino |
404 |
393 |
376 |
|
Total |
403 |
385 |
403 |
|
GO
|
Feminino |
397 |
377 |
405 |
Masculino |
398 |
379 |
368 |
|
Total |
398 |
378 |
387 |
|
MA
|
Feminino |
309 |
252 |
284 |
Masculino |
327 |
292 |
258 |
|
Total |
317 |
270 |
272 |
|
MG
|
Feminino |
397 |
373 |
425 |
Masculino |
417 |
402 |
397 |
|
Total |
406 |
386 |
413 |
|
MS
|
Feminino |
376 |
357 |
390 |
Masculino |
379 |
371 |
355 |
|
Total |
377 |
363 |
374 |
|
MT
|
Feminino |
372 |
346 |
389 |
Masculino |
368 |
356 |
358 |
|
Total |
370 |
352 |
372 |
|
PA
|
Feminino |
372 |
333 |
395 |
Masculino |
393 |
370 |
374 |
|
Total |
380 |
348 |
387 |
|
PB
|
Feminino |
384 |
344 |
407 |
Masculino |
398 |
373 |
377 |
|
Total |
389 |
355 |
395 |
|
PE
|
Feminino |
350 |
327 |
367 |
Masculino |
362 |
345 |
330 |
|
Total |
355 |
335 |
352 |
|
PI
|
Feminino |
368 |
332 |
382 |
Masculino |
389 |
366 |
371 |
|
Total |
375 |
343 |
378 |
|
PR
|
Feminino |
420 |
393 |
440 |
Masculino |
425 |
407 |
398 |
|
Total |
422 |
400 |
418 |
|
RJ
|
Feminino |
413 |
385 |
441 |
Masculino |
408 |
400 |
408 |
|
Total |
411 |
391 |
427 |
|
RN
|
Feminino |
361 |
343 |
397 |
Masculino |
369 |
359 |
372 |
|
Total |
364 |
349 |
386 |
|
RO
|
Feminino |
394 |
375 |
427 |
Masculino |
399 |
383 |
399 |
|
Total |
396 |
378 |
415 |
|
RR
|
Feminino |
382 |
345 |
403 |
Masculino |
386 |
364 |
368 |
|
Total |
384 |
353 |
388 |
|
RS
|
Feminino |
419 |
400 |
432 |
Masculino |
429 |
410 |
394 |
|
Total |
424 |
405 |
412 |
|
SC
|
Feminino |
425 |
405 |
444 |
Masculino |
430 |
420 |
419 |
|
Total |
427 |
413 |
431 |
|
SE
|
Feminino |
395 |
370 |
414 |
Masculino |
413 |
408 |
398 |
|
Total |
402 |
385 |
408 |
|
SP
|
Feminino |
385 |
369 |
413 |
Masculino |
384 |
371 |
370 |
|
Total |
385 |
370 |
392 |
|
TO
|
Feminino |
366 |
332 |
391 |
Masculino |
358 |
351 |
354 |
|
Total |
362 |
341 |
374 |
Assessoria de Imprensa do Inep