Notícias
Notícias
Missão técnica leva educadores para capacitar docentes na África
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participou, pela quarta vez, de missão técnica em Cabo Verde, na África, entre os dias 24 e 30 de julho. O objetivo da missão foi capacitar docentes para compor um banco nacional de avaliadores institucionais no país e preparar gestores para organizar o processo de auto-avaliação e preparação de avaliação externa.
A missão foi composta por servidores da Diretoria de Avaliação de Ensino Superior (Daes) do Inep e por professores convidados de instituições de ensino superior brasileiras, que organizaram seminários e oficinas para sensibilizar os docentes de Cabo Verde para a construção de instrumentos de avaliação.
Para Cláudia Maffini Griboski, diretora da Daes, a missão rendeu vários frutos. "Alcançamos as metas do projeto, de capacitar 40 docentes para o banco de avaliadores e 20 gestores para organizar o processo de avaliação externa, além de aprender mutuamente sobre os princípios da avaliação da educação superior e seu impacto para o desenvolvimento dos países", relata.
A cooperação entre os países se estenderá em novas etapas de trabalho. A primeira ocorrerá entre novembro de 2014 e março de 2015, quando serão feitas avaliações institucionais pelas comissões de professores de Cabo Verde, acompanhadas por técnicos do Inep. A segunda será a avaliação dos cursos das instituições de nível superior.
Cooperação – O Inep firmou em 2012 uma cooperação técnica com Cabo Verde com a finalidade de apoiar a construção de um sistema nacional de avaliação da educação superior naquele país. Atualmente, Cabo Verde conta com dez instituições de educação superior.
Noel Lopes