Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Live esclarece dúvidas sobre Arcu-Sul
Com o objetivo de esclarecer as dúvidas das instituições de educação superior interessadas na acreditação internacional de seus cursos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 13 de junho, uma live sobre o Sistema Arcu-Sul, ciclo de 2023. O encontro foi mediado pelo coordenador-geral de Avaliação in Loco do Inep, Rogério Dentello, e está disponível no canal do Inep no YouTube.
As instituições interessadas podem realizar a inscrição até o dia 18 de junho. Na oportunidade, Dentello reforçou os principais pontos do edital e a estrutura da avaliação. Neste ano, o Sistema Arcu-Sul vai abarcar as seguintes áreas: agronomia, arquitetura, enfermagem, medicina veterinária e engenharias.
Para participar, as instituições devem seguir as seguintes diretrizes: possuir ato de reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação (MEC) ou por uma secretaria de estado da Educação; ter caráter universitário (desenvolver atividades de ensino pesquisa e extensão); ter ao menos 10 anos de funcionamento.
Avaliação – A equipe de avaliação é constituída por três avaliadores (sendo um nacional e dois estrangeiros) e pelo responsável técnico, (um representante do Inep que se ocupa da organização e supervisão da visita). A avaliação será realizada na modalidade hibrida, em que o avaliador nacional e o responsável técnico estarão presentes fisicamente na instituição visitada, enquanto os pares estrangeiros participarão virtualmente das atividades avaliativas.
Acreditação – Após período de inscrições, as instituições receberão comunicado do Inep informando o resultado da seleção. O curso escolhido para participar do processo de acreditação terá o prazo de 27 de junho até 27 de agosto para encaminhar os quatro documentos essenciais ao processo avaliativo:
- Autoavaliação do curso;
- Documento de coleta de dados;
- Projeto Pedagógico do Curso;
- Plano de Desenvolvimento Institucional.
Arcu-Sul – O Sistema Arcu-Sul é um mecanismo permanente de acreditação regional do setor educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador. A acreditação segue critérios regionais elaborados por comissões consultivas, sob a coordenação da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). Esse mecanismo respeita as legislações nacionais, e a adesão por parte das instituições de educação superior é voluntária.
O Arcu-Sul conta com um banco de avaliadores treinados especificamente para atuar no sistema, o Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe). São cerca de mil especialistas registrados na plataforma eletrônica do banco.
Assessoria de Comunicação Social do Inep