Notícias
Notícias Ações internacionais
Inscrições abertas para o Celpe-Bras 2012
Estão abertas as inscrições para o Celpe-Bras - Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Podem candidatar-se ao Exame estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países pelo Inep, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Celpe-Bras é reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.
No Exame de 2012, 2.523 candidatos foram aprovados. Internacionalmente, o Celpe-Brás é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, o certificado é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, e também para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
O Exame é de natureza comunicativa e busca aferir a capacidade de uso da língua. Compõe-se de duas partes: escrita e oral. A parte escrita é composta de quatro tarefas e terão de ser realizadas em, no máximo, três horas. A parte oral compreende atividade de interação com duração de 20 minutos. O desempenho do examinando será dado em quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
A inscrição é feita pelo site do Inep, sendo necessário fornecer as informações corretas, pagar a taxa de inscrição, conforme orientações do Posto Aplicador onde será realizada a prova; entregar ao Posto Aplicador comprovante de pagamento da taxa e cópia da documentação exigida (identidade ou passaporte), além da impressão do comprovante de inscrição. O agendamento da prova oral também é feito no Posto Aplicador.
As provas foram aplicadas no Brasil e em 28 outros países no primeiro semestre de 2012. A Colômbia foi o país estrangeiro onde houve maior número de participantes. O Celpe-Bras tem duas edições anuais. A prova do segundo semestre será aplicada entre os dias 24, 25 e 26 de outubro de 2012.
Assessoria de Comunicação do Inep