Notícias
Notícias
Inep tem participação destacada no Fórum Mundial de Educação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participou com destaque do Fórum Mundial de Educação, que aconteceu entre 23 e 26 de março, na cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O seminário organizado pela Inep, cujo tema foi "Vencendo o Desafio da aprendizagem nas séries iniciais – um caso exitoso de gestão municipal", teve a participação de mais de 250 pessoas, dentre elas diversos professores e gestores de escolas de diversos estados brasileiros. E a procura pelas publicações lançadas na sexta feira, 24, às 18 horas, ocasionou uma grande fila que tomou boa parte da área aberta da Vila Olímpica do município, situada ao lado da Escola Monteiro Lobato.
Segundo a Diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Linda Goulart, "a intensa participação de gestores e professores em nosso seminário e a grande procura por nossas publicações demonstra o interesse existente pelo registro e a análise dos dados e das experiências bem sucedidas da educação nacional. E nosso objetivo em participar desse Fórum foi justamente divulgar e debater essas informações".
O seminário, que também aconteceu na sexta feira, entre as 13 e 18 horas, segundo dia do Fórum Mundial de Educação, na Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento, contou com três palestras e um painel de debates, além da abertura ministrada pela Diretora Linda Goulart. A primeira palestrante foi a professora da Puc-Rio, Alicia Bonamino, que falou a respeito da "Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental – a situação das redes municipais do Rio de Janeiro". A seguir veio a Secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Marli Silva Câmara Freitas, que traçou um "Diagnóstico sobre a situação de alfabetização na rede municipal de Nova Iguaçu".
Depois, a Secretária Municipal de Educação do município de Sobral (Ceará), Izolda Cela Arruda, discorreu sobre o tema "Vencendo o Desafio da aprendizagem nas séries iniciais – a experiência de Sobral/CE". Por fim, o painel "Reflexões sobre a experiência de Sobral e as possibilidades de adaptá-la em outras regiões" contou ainda com a participação do professor e pesquisador da CEALE/UFMG, Antônio Augusto Gomes Batista, e do Ex-Secretário Municipal de Educação de Sobral e Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Mauríco Holanda Maia.
Quanto à publicações, no total foram lançadas 5 no Fórum: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) v. 86, nº 213/214; A Formação do Cidadão Produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico; FUNDEB – Avanços na Universalização da Educação Básica; Relatório Nacional do Saeb 2003; e Negro e educação: escola, identidade, cultura e políticas públicas. E a distribuição gratuita de mil exemplares desses livros (200 de cada título) foi realizada no estande de 40 m2 que o Ministério da Educação montou no evento.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563