Notícias
Notícias Ações internacionais
Inep recebe consultor internacional em palestra sobre contexto escolar e uso de indicadores educacionais
O Inep promoveu hoje, dia 20, a palestra "Principais Indicadores de Sucesso dos Estudantes: Relação entre o Pisa e as Medidas de Contexto Escolar", com o pesquisador canadense Douglas Willms, um dos mais respeitados consultores internacionais na área de educação. Em sua abordagem, o consultor relatou as experiências usadas em seu país para o ensino infanto-juvenil e fez uma análise do quadro educacional dos países latinos-americanos, com ênfase na realidade brasileira. A conferência foi realizada para o corpo de servidores da autarquia e do Ministério da Educação, no auditório do Inep.
Para Willms, os indicadores educacionais devem ser a base para as reformas e para o planejamento das ações governamentais, já que retratam a real situação de cada país e, se forem usados como subsídios, aumentarão a eficácia das intervenções e da qualidade do ensino. A participação dos alunos, pais e gestores no ambiente escolar também foi tratada na palestra. De acordo com o consultor, estudos realizados no Canadá comprovam que o envolvimento desses agentes e das atividades extras curriculares contribuem para o sucesso da aprendizagem e, consequentemente, melhoram os indicadores. "Quanto maior o envolvimento dessas partes, maior a contribuição para o desenvolvimento da criança", afirma Willms.
Douglas Willms é doutor em Educação pela Universidade de Stanford, diretor do Canadian Research Institute for Social Policy da Universidade de New Brunswick e participa do Conselho de Pesquisa em Alfabetização e Desenvolvimento Humano do Canadá. É também membro da Academia Norte-Americana de Educação, da Sociedade Real do Canadá e da Academia Internacional de Educação. Tem publicado mais de 200 artigos e monografias relacionados à alfabetização de adultos, saúde infantil, accountability nos sistemas escolares e avaliação das reformas educacionais. Trabalhou na elaboração dos questionários da Pesquisa Nacional Longitudinal Infanto-Juvenil do Canadá e do Pisa. Atualmente, presta consultoria sobre análise de dados educacionais para organismos internacionais, tais como Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC