Notícias
Notícias
Inep promove oficina internacional sobre avaliação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) promove hoje,1º, oficina com especialistas internacionais para planejar e discutir as estratégias para o período de 2004 a 2007 do Projeto Hemisférico de Avaliação da Qualidade da Educação, que envolve 34 países participantes da Cúpula das Américas. A oficina faz parte das atividades realizadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para o lançamento do Projeto Regional de Indicadores Educacionais (Prie), nesta semana, em Cancún, no México.
Durante a oficina, serão discutidos, ainda, o cronograma e os procedimentos das atividades e o financiamento do projeto de avaliação. Uma das propostas é a realização, em 2005, de levantamento e socialização de experiências alternativas para a prevenção do fracasso escolar, causado, principalmente, pela repetência, evasão e distorção idade-série. Para 2006, pretende-se realizar um estudo sobre a formulação e implementação de políticas públicas para melhorar a qualidade da formação inicial e desenvolvimento profissional dos professores, com base no uso das informações produzidas pelos sistemas nacionais de informação e avaliação.
Os projetos de indicadores e avaliação foram propostos em 1998, durante a realização da Segunda Cúpula das Américas de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília. As ações vinculadas ao desenvolvimento de avaliação da qualidade da educação e de indicadores comparáveis começaram sob a coordenação do Brasil e do Chile, este substituído, em 2003, pelo México. O objetivo é que durante os próximos quatro anos o programa seja implementado.
O projeto de avaliação é, junto com o Prie, uma das linhas de atuação da Cúpula das Américas na área de educação. Ele está sendo viabilizado por meio do Fórum Hemisférico de Avaliação Educacional, que tem como objetivo promover intercâmbios para canalizar as competências e capacidades técnicas dos países e potencializar os recursos financeiros e humanos.
O Fórum atua no fortalecimento dos sistemas nacionais de avaliação, na prestação de assistência técnica e no incentivo à participação dos países em estudos internacionais comparativos. Esse trabalho visa contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas na Cúpula das Américas que é assegurar, até o ano de 2010, que 100% das crianças concluam a educação primária e que 75% dos jovens tenham acesso à educação secundária.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563