Notícias
Pisa
Inep participa da 42ª Reunião do Conselho Diretor do Pisa
O Brasil sediará, pela primeira vez, a Reunião do Conselho Diretor do Pisa. A 42ª edição do encontro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vai reunir representantes de todos os países do Programa Internacional para Avaliação de Estudantes (Pisa) na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 17 a 19 de outubro. Na ocasião serão tomadas decisões técnicas e políticas sobre a avaliação.
No Brasil, a aplicação do Pisa é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2000. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, apresentará a experiência do instituto na divulgação dos dados brasileiros. O Brasil foi o primeiro país não membro da OCDE a integrar o conselho diretor do programa como associado e já colabora com a elaboração das provas.
A participação do Brasil proporcionou, entre outros ganhos, um maior conhecimento técnico por parte do Inep. Muitas das avaliações nacionais coordenadas pelo instituto, atualmente, utilizam as mesmas tecnologias de avaliação educacional do Pisa, caso da estruturação de blocos de itens balanceados, a correção pela Teoria de Resposta ao Item e a construção de mapas de prova.
REUNIÃO – Durante três dias, mais de 80 delegações vão determinar as prioridades políticas para o PISA por meio da construção de consenso entre os países, além de supervisionar a implementação do programa ao longo dos ciclos avaliativos. Isso inclui a definição de prioridades para o desenvolvimento de indicadores, para o estabelecimento dos instrumentos de avaliação e para a disseminação dos resultados.
PISA – O Programme for International Student Assessment é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. As provas ocorrem a cada três anos. A última, em 2015, foi 100% aplicada por meio do computador, com foco em Ciências. No Brasil, a realização do Pisa ocorreu em maio e envolveu, aproximadamente, 33 mil estudantes.
Assessoria de Comunicação Social