Notícias
Notícias
Inep e agência espanhola assinam termo de cooperação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e a Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Credenciamento (Aneca) da Espanha assinaram hoje, 12, em Brasília, termo de cooperação na área da educação superior. Pelo acordo, as duas instituições promoverão intercâmbio de especialistas para realizar trabalhos de assessoramento e implementação de experiências de sucesso desenvolvidas por elas.
De acordo com o presidente do Inep, Luiz Araújo, a cooperação constitui uma declaração de intenções com a finalidade de promover relações bilaterais de benefício mútuo na área de avaliação, certificação e credenciamento da qualidade. O Inep e a Aneca reconhecem a importância de se promover a cultura de avaliação da qualidade no âmbito do ensino superior, assim como a necessidade do intercâmbio de experiências que possam conduzir ao estabelecimento de mecanismos, metodologias e critérios comuns de avaliação, afirma.
Durante a solenidade de assinatura do acordo, o diretor da Aneca, Ismael Crespo Martinez, citou diversas avaliações feitas pela Agência, como a dos docentes e de credenciamento. Ele mencionou que a Aneca estimula a auto-avaliação institucional, mas não realiza a avaliação de aprendizagem dos estudantes. Na Espanha, segundo ele, quase todo o sistema da educação superior é público.
O presidente do Inep contou aos integrantes da comitiva espanhola que o sistema de avaliação da educação superior passa por mudanças. Ele disse que, no final deste mês, a Comissão Especial de Avaliação, criada pelo ministro Cristovam Buarque, apresentará as propostas para o novo modelo de avaliação.
Assessoria de Imprensa do Inep: 410-8023 / 8037 / 9563