Notícias
Ações internacionais
Inep divulga resultados brasileiros da pesquisa internacional Talis 2018, Volume II
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 23 de março, os resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem ( Teaching and Learning International Survey – Talis) 2018. Os dados disponibilizados compõem o Volume II do relatório da pesquisa, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A publicação com os resultados globais foi divulgada, simultaneamente, pela OCDE, em Paris, na França.
A Talis coleta dados comparáveis internacionalmente sobre condições de aprendizagem e trabalho dos professores e diretores nas escolas de diversos países. A percepção dos docentes e gestores é coletada por meio de questionários, que nesta edição tiveram aplicação on-line. O Inep é o responsável, no Brasil, pela aplicação, articulada com as secretarias estaduais e municipais de educação, parceiras na realização do Censo Escolar.
Amostra – Essa é a terceira edição da pesquisa Talis, que acontece a cada cinco anos e, nesta rodada, englobou 48 países. Participaram 2.447 professores e diretores de 185 escolas dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e 2.883 de 186 escolas do ensino médio, das redes pública e privada. Essa é a segunda etapa da divulgação da Talis 2018. Na primeira, em junho de 2019, foi publicado o primeiro volume, com foco no conhecimento e nas habilidades envolvidas no trabalho.
O Volume II da Talis 2018 concentra-se em examinar as condições do ambiente docente. Para o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, um dos resultados relevantes da pesquisa é a preocupação dos professores com o uso das avaliações para a melhoria da qualidade da educação. “Para se ter uma ideia, 94% dos professores brasileiros consideram que o principal resultado das avaliações a que são submetidos em sua escola ou rede de ensino deve ser o desenho de medidas para sanar deficiências do ensino”, esclarece o diretor. “Esse resultado evidencia que a melhoria do processo ensino-aprendizagem é uma preocupação quase universal entre os professores brasileiros, e o mais importante, que eles estão buscando estratégias para melhorar a sua atuação”, avalia.
Para Moreno, os resultados de avaliações do Inep têm contribuído para o entendimento sobre a urgência de se repensar a melhoria do ensino também numa perspectiva que considere o desempenho dos estudantes. “Penso que os resultados da Talis mostram que melhorar a aprendizagem é uma tarefa que o professor, corretamente, elege como prioridade”, finaliza.
A pesquisa traz informações a respeito do trabalho dos docentes em múltiplas escolas, que incluem a satisfação com o ambiente de trabalho, a condição salarial, bem como o estresse e a saúde física e mental no desempenho da profissão. Os gestores responderam questões ligadas à autonomia escolar, à percepção do apoio governamental e à avaliação docente.
Os resultados da Talis 2018, Volume II, podem ser conferidos em várias apresentações. A equipe de estatísticas educacionais do Inep preparou notas estatísticas com os principais dados do Brasil.
Talis – A Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep é a área técnica responsável pela aplicação no Brasil desde a sua primeira edição, em 2008. A pesquisa Talis tem o objetivo de conhecer as percepções dos professores e diretores de escolas da educação básica sobre o ambiente de ensino e aprendizagem. A comparação de informações atualizadas e que levam em conta o ponto de vista dos profissionais atuantes nessas etapas de ensino visa a ajudar os países na revisão e na definição de políticas educacionais cada vez mais efetivas.
Acesse os resultados da Talis 2018
Assessoria de Comunicação Social