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Inep contrata aplicadora do estudo ICCS
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 13 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado do Pregão Eletrônico 4/2022, referente à contratação de empresa especializada para a aplicação do Estudo Internacional sobre Educação Cívica e Cidadania (ICCS) 2022. A empresa vencedora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que será responsável pelo estudo, cuja aplicação ocorrerá no período de 12 a 30 de setembro. O Inep ressalta que o processo de contratação da aplicadora ocorreu de forma célere e transparente, como todos os demais contratos que a atual gestão tem realizado.
A avaliação será aplicada para uma amostra nacional de 10 mil alunos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, por meio de questionário eletrônico. O ICCS 2022 avaliará as formas como os jovens entendem a cidadania e se estão preparados para serem cidadãos em um mundo onde contextos de democracia e participação cívica continuam a mudar.
O estudo é desenvolvido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), que conta com institutos de pesquisas internacionais e formuladores de políticas educacionais de todo o mundo. No Brasil, o centro de pesquisa do estudo da IEA é o Inep, responsável por realizar a avaliação no País.
O público da avaliação são os alunos do 8º ano do ensino fundamental, considerados capazes de associar, com maior facilidade, os conteúdos trabalhados em sala de aula com o mundo real. Dessa forma, tendem a lidar com uma maior autonomia e tomada de decisões próprias, o que os torna aptos para a aplicação dos conteúdos relacionados ao civismo e à cidadania, tais como participação, colaboração, filantropia, voluntariado, responsabilidade social, entre outros temas abordados na avaliação.
Por meio do ICCS, é possível criar escalas de conhecimento cívico, atitudes e engajamento dos alunos. Esse é o único estudo internacional dedicado a explorar as maneiras pelas quais os alunos interagem com as complexidades da sociedade global moderna, com foco na cultura cívica, justiça social, direitos humanos e influências do cenário político em constante mudança.
Metodologia – O Brasil é um dos países que optaram pela implementação do ICCS por meio do uso das tecnologias da informação, como padrão de coleta de dados para esses instrumentos contextuais. O modelo já é utilizado na aplicação de questionários eletrônicos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por exemplo.
A aplicação de questionários baseada em computador oferece um conteúdo de avaliação digital que reflete como uma proporção crescente de alunos vivencia conteúdos relacionados a questões cívicas e de cidadania.
Além disso, os conteúdos adaptados para módulos aprimorados por computador colocam os alunos em cenários participativos simulados do mundo real, usando o contexto on-line. Como parte de cada cenário, os estudantes completam tarefas interativas dinâmicas que incluem alguma forma de feedback às suas respostas. A interatividade das tarefas, a oportunidade para o feedback dinâmico e as narrativas que colocam os alunos como participantes da ação cívica dentro de um ambiente digital são o que diferenciam os módulos aprimorados por computador dos itens que são preenchidos tanto em papel quanto em computador de outros exames. Dessa forma, o Inep aprende e incorpora as melhores práticas das pesquisas internacionais no uso de novas tecnologias aplicadas à pesquisa.
Além do ICCS, a atual gestão do Inep viabilizou a primeira aplicação do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), que ocorreu de 23 de novembro a 3 de dezembro de 2021, e a contratação inédita do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) para 2023.