Notícias
Ações internacionais
Inep conclui Sistema de Avaliação da Educação Superior em São Tomé e Príncipe, na África
Desde a última segunda-feira, 28 de outubro, representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão em São Tomé e Príncipe, na África, para conclusão do projeto de criação do Sistema de Avaliação do Ensino Superior local. Esta é a quinta missão do Inep no país africano. Os profissionais da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do instituto realizam, até o dia 1º de novembro, um seminário de avaliação do processo para pontuar os avanços realizados com a conclusão do projeto.
Os profissionais realizam, até sexta-feira, 1º de novembro, um seminário de entrega do projeto de criação do sistema. A missão faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento, assinado em 2018 pelos governos de São Tomé e Príncipe e do Brasil, por meio do Inep e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Devido à crescente demanda de oferta de vagas para o ensino superior em São Tomé e Príncipe, o governo diagnosticou a necessidade de criar mecanismos e procedimentos adequados a padrões internacionalmente aceitos em matéria de avaliação da qualidade, de transparência e de boa governança.
Cooperação técnica – O Inep tem ampliado sua atuação na área de cooperação técnica internacional. Nos últimos anos, aumentou significativamente o interesse de outras autoridades na área de educação e de organizações internacionais em conhecer a experiência brasileira.
Em conjunto com as diretrizes da política externa brasileira, o Inep orienta suas atividades de cooperação para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas. A cooperação na área de educação superior foi solicitada pelo governo de São Tomé e Príncipe ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da ABC. O projeto conta com a expertise do Inep para reforçar as capacidades institucionais e técnicas da Direção de Ensino Superior do Ministério da Educação e Ciência de São Tomé e Príncipe.
Saiba mais sobre as ações internacionais do Inep
Assessoria de Comunicação Social