Notícias
Notícias Ações internacionais
Indicadores educacionais serão debatidos em palestra com especialista
Os indicadores de desempenho dos estudantes brasileiros e as ações públicas planejadas para subsidiar o ensino de qualidade serão temas de uma conferência promovida pelo Inep, no próximo dia 20. Para falar sobre o assunto, o Instituto receberá o pesquisador canadense Douglas Willms, um dos mais conceituados consultores educacionais de seu país. Willms ministrará a palestra "Principais Indicadores de Sucesso dos Estudantes: Relação entre o Pisa e as Medidas de Contexto Escolar". O evento será realizado às 10h, no auditório térreo do Inep, para o corpo de servidores da autarquia e do Ministério da Educação. Haverá serviço de tradução simultânea para aproximadamente 70 pessoas.
Com experiência na formulação de itens usados na prova do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), Douglas Willms abordará as avaliações nacionais e internacionais e os sistemas de monitoramento da educação, primordiais para planejar e estabelecer políticas públicas efetivas para o sucesso do aluno. A participação de alunos e professores nesse processo também será discutida na palestra.
Douglas Willms é doutor em Educação pela Universidade de Stanford, diretor do Canadian Research Institute for Social Policy da Universidade de New Brunswick e participa do Conselho de Pesquisa em Alfabetização e Desenvolvimento Humano do Canadá. É também membro da Academia Norte-Americana de Educação, da Sociedade Real do Canadá e da Academia Internacional de Educação. Tem publicado mais de 200 artigos e monografias relacionados à alfabetização de adultos, saúde infantil, accountability nos sistemas escolares e avaliação das reformas educacionais. Trabalhou na elaboração dos questionários da Pesquisa Nacional Longitudinal Infanto-Juvenil do Canadá e do Pisa. Atualmente, presta consultoria sobre análise de dados educacionais para organismos internacionais, tais como Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.
Poderão participar servidores do Inep e do MEC, que deverão confirmar sua participação pelo telefone 2022 3167 até o dia 18, segunda-feira.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC