Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Fundamentos Teóricos do PIRLS 2021 disponíveis
Inep disponibilizou o documento “Fundamentos Teóricos – PIRLS 2021”. Crédito: Reprodução/Inep
Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento “Fundamentos Teóricos – PIRLS 2021”. A publicação traz as referências que dão suporte teórico à edição deste ano do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). O documento resgata o histórico e a concepção das matrizes de referência da avaliação. Também é possível conferir a descrição do desenho dos testes e o embasamento para a aplicação de testes adaptáveis a grupos em avaliações internacionais de larga escala.
A publicação é uma tradução do documento original, em inglês, de autoria da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O Inep é o responsável pela aplicação do PIRLS no Brasil e realizará a avaliação, em novembro, com provas e questionários para cerca de 6.175 estudantes de 244 escolas públicas e privadas de todas as regiões do País. Esta será a primeira edição do estudo em que o Brasil participa.
Considerado o principal estudo internacional para avaliação em leitura, o PIRLS afere as habilidades de alunos do 4º ano do ensino fundamental na leitura e na compreensão de textos. Esse momento da trajetória escolar é considerado um estágio de transição importante no desenvolvimento dessas habilidades. Normalmente, os estudantes já aprenderam a ler e estão colocando em prática a leitura como instrumento de aprendizado.
Desenhos da avaliação – Assim como em ciclos anteriores, o PIRLS 2021 inclui uma série de questionários contextuais para coletar informações sobre contextos domésticos, escolares e comunitários para o desenvolvimento do letramento em leitura.
Foi constatado que os níveis de desempenho na compreensão dos textos variam consideravelmente dentro de um mesmo país e entre países diferentes, o que torna uma tarefa desafiadora aferir a relação entre a dificuldade da avaliação e as habilidades de leitura dos estudantes em todos os países.
Nesse sentido, a organização adotou uma avaliação unificada e desenhos adaptáveis que permitem a aplicação de um novo formato de avaliação a grupos em larga escala. Com isso, o PIRLS 2021 garante uma faixa mais ampla de dificuldade na avaliação e mais foco nas habilidades dos estudantes.
PIRLS – O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.
Confira o documento Fundamentos Teóricos – PIRLS 2021
Assessoria de Comunicação Social do Inep