Notícias
Notícias
Fórum Hemisférico debate qualidade da educação
A II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional debaterá em Brasília, de 13 a 17 de junho, o tema Qualidade da Educação, vinculado às metas acordadas no Plano de Ação em Educação, propostas pelos chefes de Estado e de governo na II Cúpula das Américas, realizada em 1998, em Santiago, Chile. Entre as metas estão as de assegurar que, em 2010, todos os alunos tenham concluído o ensino fundamental com qualidade, e que pelo menos 75% dos jovens tenham acesso ao ensino médio, além de oferecer oportunidade de educação ao longo da vida à população em geral. O Fórum Hemisférico Educacional, criado em 2002, é uma instância de articulação das diferentes iniciativas implementadas no hemisfério sobre o tema Educação, formando um espaço de intercâmbio das experiências dos países americanos.
Participarão do encontro técnicos dos Sistemas de Avaliação e dos Sistemas de Informação dos 34 países-membro da Organização dos Estados Americanos (OEA), autoridades nacionais e internacionais, representantes de organismos internacionais, assim como de agências financiadoras interessadas na melhoria da Educação. O evento, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá, entre seus participantes, o ministro da Educação, Tarso Genro, o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, e a diretora do Escritório de Educação, Ciência e Tecnologia da OEA, Alice Abreu.
Durante a Reunião, os países-membro da Cúpula das Américas elaborarão propostas e definirão as dimensões da Qualidade da Educação. Entre os temas pontuais que serão discutidos durante toda a semana está o papel do Estado, dos sistemas educacionais, dos gestores, professores, alunos e suas famílias na elaboração do Indicador de Qualidade da Educação para todos os países membros da OEA. Conforme Eliezer Pacheco, o fórum está sendo planejado de forma que, no final, se obtenha um consenso entre os países sobre "a melhor definição de Qualidade da Educação em suas diferentes dimensões, assim como estabelecer parâmetros para a sua avaliação".
Um destaque da programação é a realização de um seminário dentro do Fórum, na quinta-feira, abordando o tema "Transparência na Divulgação da Informação Educacional: Práticas Hemisféricas". Organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Práticas de Divulgação da OEA, esse seminário atende a um mandato da Cúpula Extraordinária de Monterrey, realizada no México, em janeiro de 2004, que elabora análises e estudos sobre as melhores práticas de divulgação de informações educacionais que existem nos países. O resultado desse seminário será apresentado na próxima Cúpula das Américas (em novembro, na Argentina) e o da 2ª reunião do Fórum Hemisférico, em agosto, pelo ministro Tarso Genro, na reunião de ministros da OEA, em Trinidad e Tobago. A abertura do Fórum Hemisférico será na segunda-feira, às 9:hs, no San Marco Hotel, localizado na SHS Quadra 5, Bloco C. TeL (61) 2103-8444.
Clique aqui para ver a programação.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563