Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Evento lança novos resultados do Erce nesta quinta (16)
Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, às 10h (horário de Brasília), serão lançados os resultados do módulo de Habilidades Socioemocionais do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019. A apresentação será realizada pela Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Santiago, por meio do Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE). Os dados serão divulgados em evento virtual, com tradução simultânea em portugués, no canal da OREALC/ Unesco Santiago no YouTube. Participarão do evento autoridades governamentais e de organismo internacionais que comentarão os resultados.
O módulo habilidades socioemocionais foi aplicado no Erce aos estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Essa foi a primeira vez que o módulo foi realizado e é considerado uma inovação do ciclo atual dos estudos do LLECE, com a disponibilização de informações sobre o estado de desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais.
Durante o evento, também será apresentada uma análise de fatores associados ao contexto educativo e familiar dos estudantes que se associam ao desenvolvimento destas habilidades socioemocionais.
Mesa redonda – O pesquisador brasileiro, Ricardo Primi, participará da mesa redonda com o tema “Como os resultados do Erce 2019 contribuem para a melhoria das habilidades socioemocionais e para uma agenda regional de avaliação?”.
Primi é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Também é coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE).
Erce — Realizado periodicamente desde 1997, o estudo é direcionado aos países da América Latina e Caribe, com o objetivo de monitorar os avanços na aprendizagem dos estudantes da região. O Brasil participa desde a primeira edição e tem o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como responsável pelo planejamento e a operacionalização do Erce no País. Os dados apurados pelo Erce são evidências sobre os desempenhos de aprendizagem e os fatores associados que os explicam. Esses resultados possibilitam orientar as políticas públicas educacionais dos países envolvidos, fortalecendo a qualidade e a equidade da educação.
Assista ao lançamento dos resultados do Módulo de Habilidades Socioemocionais do Erce 2019
Acesse o resumo executivo dos resultados regionais (em espanhol)
Apresentação dos resultados de desempenhos de aprendizagem (em espanhol)
Apresentação dos resultados de fatores associados (em espanhol)