Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Encontro da Riaces apresenta Guia de Boas Práticas
A reunião, por meio de videoconferência, definiu as orientações para a Convocatória 2021. Foto: Riaces/ Reprodução.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participou, nesta quinta-feira, 15 de abril, de encontro com os membros da Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces). A reunião, por meio de videoconferência, definiu as orientações para a Convocatória 2021, que vai abordar a avaliação do nível de alinhamento das agências da Riaces ao Guia de Boas Práticas.
Os membros associados da Riaces são órgãos regionais responsáveis pela avaliação da qualidade da educação superior em cada país. Eles se constituem como instituições oficiais competentes para implementação de políticas de educação superior relativas à qualidade da educação em nível regional.
O Guia de Boas Práticas, que contempla o processo de certificação de agências a partir de um procedimento avaliativo, foi aprovado em 2019, na Assembleia Geral da Riaces, realizada em Madri. O objetivo da Convocatória 2021 é garantir que os mecanismos desenvolvidos pelas agências sejam eficazes e conduzidos de forma adequada, utilizando o Guia de Boas Práticas.
Riaces – A Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior, tradução de Red Iberoamericana para el Aseguramiento de la Calidad em la Educacion Superior, é uma associação de 25 agências de avaliação e acreditação de 18 países ibero-americanos. Criada em 2003, sua missão é promover a interação entre as diferentes instâncias de acreditação, credenciamento e avaliação da qualidade da educação superior, impulsionando a excelência. Para isso, a Riaces promove a cooperação e o intercâmbio entre os países associados.
Assessoria de Comunicação Social do Inep