Notícias
Ações internacionais
Enciclopédia PIRLS 2021 está disponível para consulta
Está disponível, no portal da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), a Enciclopédia PIRLS 2021. O material reúne informações que ajudarão na compreensão dos resultados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) no País, previstos para serem publicados em maio de 2023.
A enciclopédia é composta por uma introdução geral desenvolvida pela própria IEA, por quadros comparativos de informações do questionário contextual dos países participantes do estudo e por um capítulo específico de cada país participante.
O documento, publicado no dia 15 de novembro, mostra, ainda, informações como mudanças nas matrículas, políticas de ensino, desenvolvimento profissional de professores, bem como informações contextuais mais básicas, tais como a estrutura do sistema educacional e a implementação do currículo de leitura de cada país.
Enciclopédia PIRLS 2021 – O material foi desenvolvido a partir de contribuições de especialistas na área educacional do Brasil. Além disso, parte das informações também foi levantada pelo Centro de Estudos Internacionais TIMMS & PIRLS, o qual reuniu dados demográficos, econômicos e educacionais para cada país, a partir de fontes publicadas.
PIRLS – A avaliação das habilidades de leitura pelo PIRLS contempla dois eixos: a experiência literária e a aquisição e o uso da informação. Os resultados também consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários que são respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, além de pais ou responsáveis.
O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo. A sigla PIRLS resume o nome, em inglês, da avaliação: Progress in International Reading Literacy Study.