Notícias
AÇÕES INTERNACIONAIS
Documento inédito compara resultados da Talis 2018
Nesta segunda-feira, 14 de março, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disponibilizou mais um documento elaborado com base nos resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2018. A publicação inédita “Mending the Education Divide: getting strong teachers to the schools that need them most” foi desenvolvida em cooperação com os países/economias participantes para apresentar dados sob a perspectiva da equidade. No Brasil, esse processo foi acompanhado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A abordagem do documento busca pontos de semelhança e diferença nos dados dos países participantes da pesquisa. A publicação traz informações sobre a formação dos professores, o acesso à mentoria, a disponibilidade e o uso de equipamentos de tecnologia da informação. Destaca-se que os resultados não refletem a representação nacional das desigualdades com maior impacto no cenário nacional, já que a análise é feita com foco na comparação.
Brasil – O Brasil é um dos 48 países/economias que participaram da mais recente edição da Talis, realizada entre 2017 e 2018. No País, responderam à pesquisa 2.447 professores e 185 diretores de escolas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além de 2.828 docentes e 186 diretores de escolas do ensino médio, das redes pública e privada. Os resultados brasileiros da edição foram divulgados pelo Inep em duas etapas: o primeiro volume foi publicado em junho de 2019 e o segundo, em março de 2020. Vale destacar que o volume 2 do relatório nacional traz um recorte dos resultados direcionado aos países latino-americanos, no que diz respeito aos docentes dos anos finais do ensino fundamental.
Talis – A pesquisa tem sido aplicada a cada cinco anos pela OCDE e é conhecida, em escala global, pelo nome de Teaching and Learning International Survey. Os dados revelados pelo estudo são comparáveis internacionalmente e refletem questões relacionadas ao ambiente de ensino e aprendizagem, bem como às condições de trabalho de professores e diretores em diversos países. No Brasil, as informações são apuradas por meio de questionários aplicados pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais de Educação.
Confira o “Mending the Education Divide: getting strong teachers to the schools that need them most”