Notícias
Notícias Ações internacionais
Brasil sedia reunião internacional para discutir questões educacionais
Cerca de 70 pessoas, representantes dos 29 países que compõem o Nesli (Network para Coleta e Adjudicação das Informações Descritivas), estão participando da 6ª reunião técnica do órgão, que teve início hoje e prossegue até amanhã, no Rio de Janeiro. A professora Malvina Tuttman participou da abertura do evento. O Inep participa do Nesli como órgão responsável pelo Programa Indicadores dos Sistemas Educacionais da OCDE no Brasil. A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é uma organização internacional de 34 países desenvolvidos - que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado.
O Nelsi é órgão de assessoramento técnico da OCDE, composto por 29 países que coletam e desenvolvem estudos sobre dados quantitativos e descritivos dos sistemas de ensino e sobre as políticas educacionais dos países que compõem o grupo. Também elabora estudos técnicos, pesquisas e levantamentos para a análise e monitoramento dos indicadores educacionais existentes, visando à comparabilidade internacional.
Entre os temas discutidos nesta reunião, estão equidade na educação, banco de dados sobre sistemas educacionais, locus das decisões educacionais e mudanças nas pesquisas sobre currículo e docente.
O encontro reúne também membros do secretariado da OCDE, da Unesco, da Eurostat, especialistas internacionais, convidados nacionais e servidores do INEP, órgão que representa o Brasil nas reuniões técnicas. Além da presidente do Inep, Malvina Tuttman, o diretor de estatística, Carlos Moreno, participa da reunião.
Assessoria de Imprensa do Inep