Notícias
Notícias
Brasil quer melhorar seus resultados no Pisa
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está promovendo, entre hoje e o próximo sábado (10), no Rio de Janeiro, o I Encontro Ibero-americano do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o Pisa. O objetivo desta reunião é estudar maneiras de melhorar os resultados de Brasil, Espanha, Portugal, México, Chile, Uruguai, Colômbia e Argentina nesta avaliação, que acontece a cada 3 anos envolvendo alunos, com a idade de 15 anos, de todos os continentes.
Na abertura do evento, o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, traçou um panorama dos sistemas de avaliação da educação no Brasil (Sinaes, Enem, Saeb e Encceja) e enfatizou que a participação do Brasil no Pisa é importante para que se estabeleçam padrões de comparabilidade com outros países. Entretanto, "estamos empenhados em adaptar o Pisa à realidade ibero-americana para que este possa realmente servir como um sistema de avaliação da educação destes países", destacou Eliezer. O presidente do Inep afirmou ter uma boa expectativa de que os 8 países participantes da reunião possam avançar na busca do objetivo de adequar o Pisa às particularidades de seus sistemas educacionais.
Já o representante da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) – entidade internacional responsável pelo desenvolvimento do Pisa – Andréas Schleicher, mostrou-se entusiasmado com os resultados que este Encontro podem produzir no sentido de auxiliar os países participantes a entenderem o Pisa. Na sua palestra, ocorrida durante a manhã desta quinta feira, Andréas apresentou um relatório detalhado do Pisa desde sua primeira edição, no ano 2000, e destacou a possibilidade de poderem surgir, ao final do Encontro, boas sugestões para que se implementem melhoras nos métodos de avaliação do exame como um todo.
Secretarias de Educação foram convidadas
Participam também do Encontro representantes de todas as secretarias de Educação dos estados brasileiros. O Inep quis convidá-los com o objetivo de lhes apresentar o Pisa, bem como para receber críticas e sugestões que possam ser relevantes na elaboração dos acordos, conclusões e propostas que o Brasil juntamente com os demais países participantes apresentarão a OCDE, ao final do evento.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563