Notícias
Notícias
Brasil e França definem cooperação em avaliação educacional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas do Ministério da Educação da França realizam, a partir da próxima segunda-feira,12, encontro com o objetivo de implementar cooperação técnica em avaliação e informações estatísticas de educação básica. A reunião vai até o dia 14, na Academia de Tênis, em Brasília.
A cooperação vai possibilitar que os dois países realizem atividades com ênfase nas questões metodológicas e no desenvolvimento de softwares de avaliação, e elaborem indicadores para a definição de políticas educacionais e comparações internacionais. O intercâmbio também poderá envolver a organização de missões de estudos e a participação em estágios, oficinas de trabalho e seminários.
Durante a reunião, o Inep vai apresentar a metodologia do Censo Escolar, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por parte da França, será mostrado o funcionamento do Bilans, que avalia o sistema de ensino, e do Baccalauréat, uma certificação ao final da educação básica.
As ações visam fortalecer os seus sistemas de informação e avaliação educacional e promover atividades conjuntas para a formação e capacitação de recursos humanos nessa área. A decisão de realizar esse intercâmbio foi tomada em julho do ano passado, na 3ª Reunião da Comissão Geral Brasil-França, e teve como base o Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica, assinado em 1967 entre os dois países.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563