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Brasil divulga resultados da primeira participação no Timss
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta quarta-feira, 4 de dezembro, os resultados da primeira edição do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss) aplicada no Brasil. O país registrou médias de desempenho significativamente inferiores à média internacional.
Ciências | Matemática | |||
4º ano | Média Internacional | 494 | 503 | |
Brasil | 425 | 400 | ||
8º ano | Média Internacional | 478 | 478 | |
Brasil | 420 | 378 |
As redes privada e federal alcançaram uma média de desempenho superior à geral brasileira em todas as etapas (4º e 8º anos do ensino fundamental), nos dois domínios avaliados – matemática e ciências. As escolas localizadas na zona urbana registraram média maior do que a das escolas rurais.
O Timss é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). Os dados permitem comparações entre países e ao longo do tempo, oferecendo uma visão global do desempenho educacional. O Brasil aderiu ao estudo em 2022 e a primeira aplicação foi realizada entre agosto e setembro de 2023.
Amostra – A aplicação do Timss contou com a participação de 44.900 estudantes de escolas públicas e privadas em todo o país. Desses, 22.130 estavam matriculados no 4º ano do ensino fundamental e 22.770, no 8º ano. Ao todo, 796 escolas participaram da pesquisa no 4º ano, com informações coletadas de 1.187 professores de matemática e ciências. Já no 8º ano, 849 escolas foram envolvidas, com a colaboração de 904 professores de matemática e 916 de ciências. O Brasil atingiu taxas de participação de pelo menos 75% tanto no 4º quanto no 8º ano.
Bullying – De acordo com os dados do estudo internacional, o bullying tem uma forte influência no desempenho escolar dos estudantes brasileiros. No 4º ano, 24% dos alunos afirmaram sofrer bullying, e esses estudantes apresentaram uma média de desempenho de 368 pontos em matemática e 387 pontos em ciências. Por outro lado, 48% dos estudantes que relataram nunca ou quase nunca sofrer bullying alcançaram uma média de 427 e 459 pontos, respectivamente, demonstrando uma diferença significativa de desempenho.
No 8º ano, 23% dos alunos também indicaram sofrer bullying. Esses estudantes tiveram uma média de 384 pontos em ciências e 346 pontos em matemática. Os 43% brasileiros que alegaram sofrer bullying quase nunca ou nunca alcançaram a média de 446 pontos em ciências e de 403 em matemática.
O estudo também informa sobre a interação dos resultados com o nível socioeconômico e senso de pertencimento à escola.
Timss – O estudo é aplicado em ciclos de 4 anos (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023). O objetivo é avaliar o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental nas áreas de matemática e ciências, além de analisar os contextos de aprendizagem.
A escala de proficiência do Timss é dividida em quatro níveis e pontos de corte: avançado (625), alto (550), intermediário (475) e baixo (400). Esses níveis são usados para categorizar os resultados dos alunos, refletindo sua capacidade nas áreas de matemática e ciências.
Embora o estudo seja aplicado tanto no 4º quanto no 8º ano do ensino fundamental, os pontos de corte da escala de proficiência são os mesmos para os dois anos, ou seja, os critérios de desempenho que definem os diferentes níveis de proficiência não variam dependendo da série escolar. Isso permite uma comparação direta entre os desempenhos dos alunos de diferentes países e sistemas educacionais, independentemente de estarem no 4º ou no 8º ano.
Confira os resultados do Timss 2023
Saiba mais sobre o Timss
Assessoria de Comunicação Social do Inep