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Brasil adere a exame internacional para avaliar leitura de crianças
Alunos do 4º ano do ensino fundamental vão passar a ter as capacidades de leitura e de compreensão de textos avaliadas por um estudo internacional, o Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS). O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em uma amostra de escolas públicas e privadas no segundo semestre de 2020. No primeiro semestre, haverá a aplicação de um pré-teste em algumas instituições de ensino brasileiras.
De acordo com o secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, o PIRLS é o principal exame do mundo focado especificamente em leitura, uma das prioridades do governo federal. “A adesão do Brasil ao PIRLS favorece o desenvolvimento de políticas baseadas em evidências para melhorar a educação”, afirmou.
Nadalim também ressaltou que os resultados permitirão uma comparação com outros 50 países que aplicam o exame, como Inglaterra, Estados Unidos, Suécia e Portugal. “Os estudos comparativos de sistemas educacionais em todo o mundo permitem uma melhor compreensão das políticas e práticas que promovem o progresso educacional e desempenham um papel crítico para ajudar as nações a construir seu próprio conhecimento e capacidade de pesquisa”.
PIRLS – O estudo é realizado a cada cinco anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo. O Brasil faz parte da IEA, mas não estava entre os países que aplicam o PIRLS.
A inclusão do Brasil entre os países que aplicam a avaliação segue as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização (PNA), lançada em 11 de abril. A PNA inseriu o Brasil no rol de países que fundamentaram suas políticas educacionais de alfabetização nas mais atuais evidências científicas.
Com o PIRLS, o Inep reforça sua participação em avaliações e estudos internacionais. A aplicação da avaliação em larga escala, e de forma amostral, está agendada para outubro de 2020. Atualmente, o instituto já participa de outras iniciativas de educação comparada, como o Programme for International Student Assessment (Pisa) e a Teaching and Learning International Survey (Talis), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e os Estudos Regionais Comparativos e Explicativos (Erce), da Unesco.
Assessoria de Comunicação Social