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Aprendizagem brasileira está acima da média da região
O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019 mostra que o desempenho dos estudantes brasileiros de 4º e 7º ano do ensino fundamental melhorou em todas as áreas de conhecimento avaliadas: leitura, matemática e ciências (para os estudantes do 7º ano). Foram registrados entre 13 e 36 pontos de aumento nas notas, se comparados com os números do País no Terceiro Estudo Regional Comparativo Explicativo (Terce) 2013. Os resultados da pesquisa revelam, ainda, que o Brasil está acima da média regional.
Ao todo, foi avaliada a aprendizagem de 160 mil alunos, de 16 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. No Brasil, participaram 8.871 meninos e meninas, sendo 4.522 de 4º ano e 4.349 de 7º.
O Erce é realizado pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), ligado à Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Santiago. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo planejamento e a operacionalização do Erce no Brasil.
Leitura – O resultado do Erce 2019 aponta que os alunos brasileiros do 4º ano atingiram proficiência média em leitura de 748 pontos, resultado superior ao regional (697). Em comparação com o Terce 2013, o desempenho de aprendizagem dos estudantes cresceu 31 pontos. Além disso, o País tem uma proporção menor de estudantes do 4º ano no nível I (mais baixo desempenho), com 16,7% a menos do que a média regional (44,3%); e uma maior proporção de estudantes no nível IV, de mais alto desempenho, registrando um crescimento de 14,4%, desde o estudo anterior.
Já os alunos do 7º ano tiveram proficiência média de 734 pontos em leitura, um crescimento de 13 pontos na área do conhecimento. Esse resultado também é acima da média regional (696 pontos). No nível IV, o Brasil apresenta um aumento na média regional de 8,3% da quantidade de alunos com alto desempenho, em relação ao Terce 2013.
Matemática – Em matemática, a média do Brasil para os alunos do 4º e 7º ano também foi acima da média regional, atingindo 744 pontos e 733, respectivamente. A média regional do 4º ano foi de 698 e do 7º, 696 — uma diferença de 46 pontos no primeiro e 36 no segundo. Comparado com o resultado do Terce 2013, a pontuação em matemática cresceu 17 pontos para os alunos do 4º ano e 24 para o 7º.
Ciências – Já nos testes de ciências, o Brasil obteve média de 718 pontos, resultado superior à média regional (702 pontos). Além disso, apresentou uma menor proporção de estudantes no nível I, em comparação com o Terce 2013 (5,3% a menos) e com a média da região (5,8% a menos).
Fatores associados – O desempenho do estudante brasileiro está associado a aspectos que se relacionam com o aluno e sua família. São eles: acesso à educação pré-escolar, estudo semanal, envolvimento parental e expectativas dos pais. Os resultados também são influenciados pelo nível socioeconômico das famílias. Por outro lado, aqueles aspectos que se associam como limitantes para a aprendizagem dos alunos são a repetência e o absenteísmo.
Com relação ao corpo docente, as práticas que se associam aos maiores resultados de aprendizagem são: o interesse pelo bem-estar dos estudantes; o apoio às aprendizagens do alunado; as expectativas acadêmicas dos docentes em relação aos estudantes e a organização e planejamento do ensino.
Erce 2019 – A edição 2019 é o quarto estudo que o LLECE da Unesco realiza desde que iniciou suas atividades, em 1995. Além das provas que avaliaram o desempenho dos alunos nas áreas de leitura, escrita, matemática e ciências, também foram aplicados questionários aos estudantes, docentes, diretores e famílias para recolher informação sobre o contexto em que as aprendizagens foram desenvolvidas. Pela primeira vez, foi incorporado ao estudo um módulo sobre habilidades socioemocionais, cujos resultados serão apresentados em 16 de dezembro de 2021.
Erce — Realizado periodicamente desde 1997, o estudo é direcionado aos países da América Latina e Caribe, com o objetivo de monitorar os avanços na aprendizagem dos estudantes da região. O Brasil participa desde a primeira edição. Os dados apurados pelo Erce são evidências sobre os desempenhos de aprendizagem e os fatores associados que os explicam. Esses resultados possibilitam orientar as políticas públicas educacionais dos países envolvidos, fortalecendo a qualidade e a equidade da educação.
Acesse o resumo executivo dos resultados regionais (em espanhol)
Apresentação dos resultados de desempenhos de aprendizagem (em espanhol)
Apresentação dos resultados de fatores associados (em espanhol)
Confira a transmissão do evento de divulgação (em português)
Assessoria de Comunicação Social do Inep