Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP)
Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi um periódico quadrimestral até 2022. A partir de 2023, a publicação acontece de forma contínua e exclusivamente em formato eletrônico.
A RBEP publica artigos inéditos, em português, inglês e espanhol, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A Revista também publica relatos de experiência e resenhas.
A publicação não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.
A RBEP está classificada com nota [RTA1] A1 na área de Ensino e A2 em Educação, no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC).
Estudos – Artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que:
a) pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados.
b) pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de educação.
Relatos de Experiência – Artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, oriundos de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.
Resenhas – Análise crítica de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à educação.
Submissão de artigos: A RBEP recebe submissões de forma contínua.
Publicação de artigos: A partir de 2023, a Revista passa a publicar de forma contínua e exclusivamente em formato eletrônico.