Testes e Questionários
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de desempenho do conjunto de estudantes avaliados e contextualiza esses resultados a partir de uma série de informações.
Os níveis de desempenho estão descritos e organizados, de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e matemática para cada uma das etapas avaliadas.
Com o estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as matrizes de referência do Saeb foram revisadas. Os testes de língua portuguesa e matemática seguem como referência para as matrizes vigentes do Saeb, de 2001. Já as matrizes dos testes de ciências da natureza e ciências humanas, do 9º ano, e os de língua portuguesa e matemática, do 2º ano, seguem a BNCC, de 2017.
Na educação infantil, o foco está nas condições de oferta, infraestrutura e gestão, e não no desempenho da criança. Não há aplicação de testes porque os estudantes não podem ser avaliados nessa faixa etária. A avaliação ocorre por meio de questionários eletrônicos, respondidos por diretores, professores e secretários estaduais e municipais de educação.
No ensino fundamental, há testes de língua portuguesa e matemática para estudantes de 2º, 5º e 9º anos. Uma amostra de estudantes do 9º ano também faz testes de ciências humanas e ciências da natureza, a partir do Saeb 2019. Diretores e secretários de educação respondem a questionários eletrônicos. Já os demais professores e estudantes respondem a questionários de papel. No 2º ano, especificamente, não há questionário para estudantes.
No ensino médio, são aplicados testes de língua portuguesa e matemática para estudantes das 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado. Diretores e secretários de educação respondem a questionários eletrônico. Professores e estudantes respondem a questionários de papel.
Testes
Os testes de língua portuguesa para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª série do ensino médio têm foco em leitura. O objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Nesse contexto, ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, nas mais diferentes situações de comunicação. É uma atividade complexa que exige do leitor demonstrar habilidades como reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir e hierarquizar.
Já o teste de língua portuguesa do 2º ano do ensino fundamental visa aferir os níveis de alfabetização dos estudantes. A noção de alfabetização assumida nesta proposta de avaliação trata a apropriação do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao domínio progressivo de habilidades de leitura e produção de textos com autonomia. Assim, as habilidades presentes na Matriz de Referência de Língua Portuguesa para o teste do 2º ano do ensino fundamental compreendem desde o domínio do princípio alfabético, passando pela leitura e escrita de palavras com diferentes padrões silábicos, até a leitura e a produção de textos com autonomia.
Os testes de matemática do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio têm foco na resolução de problemas. São consideradas capacidades como observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos, estimulando formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa. A Matriz de Referência de Matemática foi estabelecida a partir do pressuposto de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras e trabalham para desenvolver estratégias de resolução, o que não exclui totalmente a possibilidade da proposição de alguns itens com o objetivo de avaliar se o aluno tem domínio de determinadas técnicas.
Já o teste de matemática do 2º ano do ensino fundamental avalia o letramento matemático, conceituado como a compreensão e a aplicação de conceitos e procedimentos matemáticos, bem como a resolução de problemas e a argumentação nos campos de números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística. O teste, portanto, avalia o domínio dos estudantes sobre as ferramentas com as quais se faz matemática (se são capazes de reconhecer objetos matemáticos; fazer conexões entre conceitos e procedimentos matemáticos; usar diferentes representações), bem como o domínio sobre o uso dessas ferramentas para fazer matemática (se são capazes de resolver problemas; analisar a plausibilidade dos resultados de um problema; construir, analisar ou avaliar argumentos, estratégias, explicações, justificativas; construir ou avaliar propostas de intervenção na realidade, entre outros).
Exemplos de itens | Saeb 2017
Questionários
Enquanto os resultados dos estudantes nos testes cognitivos permitem avaliar sua aprendizagem, as respostas dos questionários possibilitam analisar nível socioeconômico, serviços sociais, infraestrutura, formação de professores, material didático e programas estruturados. A aferição isolada da aprendizagem não é capaz de estimar qualidade, visto que a educação escolar não envolve apenas o que os estudantes demonstram saber, mas também as interações entre o ambiente que os envolve e as relações que estabelecem entre os diversos sujeitos do processo educacional.
Os secretários (ou dirigentes) municipais respondem sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.
Diretores de instituições que oferecem educação infantil e de escolas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como de 3ª e 4ª séries do ensino médio, participantes do Saeb, fornecem dados sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares, sobre atividades desenvolvidas, recursos disponíveis e infraestrutura do estabelecimento. O conjunto de perguntas permite que se conheça mais sobre a realidade da educação nas escolas.
Professores fornecem informações sobre formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
No caso dos estudantes, o questionário aborda temas como condição socioeconômica, participação da família, interação com professores e colegas em sala de aula, além de atividades pedagógicas desenvolvidas.
Atualmente, os estudantes de todo o Brasil respondem aos questionários impressos durante a aplicação dos testes cognitivos do Saeb. Enquanto secretários, diretores e professores respondem aos questionários eletrônicos de forma remota, por meio de links para resposta enviados pelo Inep por e-mail.
Caso tenha perdido o link de preenchimento dos questionários eletrônicos, solicite-o aqui.
Questionários | Saeb 2023
- Questionário do aluno da 3ª/4ª série do ensino médio
- Questionário do aluno do 5º ano do ensino fundamental
- Questionário do aluno do 9º ano do ensino fundamental
- Questionário eletrônico do diretor
- Questionário eletrônico do(a) professor(a) de educação infantil
- Questionário eletrônico do(a) professor(a) de Ensino Fundamental e Médio
- Questionário eletrônico do(a) secretário(a) municipal
Questionários | Saeb 2021
- Cartão-resposta do professor
- Questionário do aluno do 5º ano do ensino fundamental
- Questionário do aluno do 9º ano do ensino fundamental
- Questionário do aluno da 3ª/4ª série do ensino médio
- Questionário do professor
- Questionário eletrônico do secretário municipal
- Questionário eletrônico do diretor
- Questionário eletrônico do professor de educação infantil
Questionários | Saeb 2019
- Cartão-resposta do professor
- Questionário do aluno do 5º ano do ensino fundamental
- Questionário do aluno do 9º ano do ensino fundamental
- Questionário do aluno da 3ª série do ensino médio
- Questionário do professor
- Questionário eletrônico do secretário estadual
- Questionário eletrônico do secretário municipal
- Questionário eletrônico do diretor
- Questionário eletrônico do professor de educação infantil
Questionários | Saeb 2017