Matrizes e Escalas
Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência, que são instrumentos norteadores para a construção de itens. As matrizes desenvolvidas pelo Inep são estruturadas a partir de competências e habilidades que se espera que os participantes do teste tenham desenvolvido na etapa da educação básica avaliada. Além disso, as matrizes de referência são estruturadas com base na legislação educacional brasileira e por meio da reflexão realizada por professores, pesquisadores e especialistas que buscaram um consenso a respeito das competências e habilidades consideradas essenciais em cada etapa da educação básica.
É importante destacar que as matrizes de referência não se confundem com os currículos, que são muito mais amplos, e não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, pois são recortes dos conteúdos curriculares estabelecidos para determinada etapa ou ciclo escolar. Portanto, constituem-se uma referência tanto para aqueles que irão participar do teste, garantindo transparência ao processo e permitindo-lhes uma preparação adequada, quanto para a análise dos resultados dos testes aplicados.
Desde 2019, o Saeb passa por um momento de transição no qual as matrizes utilizadas desde 2001 estão sendo progressivamente substituídas por aquelas elaboradas em conformidade com a BNCC. Procurando garantir a comparabilidade com a edição de 2021, cujos resultados foram fortemente marcados pelo fim da pandemia, em 2023 será ainda utilizada a antiga matriz para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Já as escalas podem ser visualizadas como réguas construídas com base nos parâmetros estabelecidos para os itens aplicados nas edições do teste. A posição ocupada por determinado item na escala indica uma possível linha divisora: os participantes com proficiência acima dessa posição têm maior probabilidade de respondê-lo corretamente e aqueles com proficiência abaixo, menor probabilidade. Trata-se de uma forma de descrição dos resultados para o público de interesse, de forma a proporcionar conclusões e embasar decisões para a melhoria do processo ou dos resultados.
Matrizes de Referência dos Testes do Saeb - BNCC
Matrizes de Referência dos Testes do Saeb - 2001 - 2023
Escalas de Proficiência do Saeb
Língua Portuguesa e Matemática - aplicações com base nas matrizes de 2001
Os questionários do Saeb são elaborados a partir da Matriz Mestre da avaliação, que estabelece eixos, temas e tópicos. Os eixos são as dimensões da matriz e refletem aspectos do sistema educacional associados à qualidade da educação. Essas dimensões são subdivididas em temas que caracterizam e discriminam os fatores os quais são acompanhados para avaliar aspectos das políticas públicas vigentes para a educação básica. Os tópicos são subdivisões de natureza operacional para facilitar a agregação de diferentes variáveis associadas aos diferentes tópicos relacionados ao tema estudado.
Para cada edição do Saeb, os questionários apresentam itens de questões associadas aos tópicos e temas para desenvolver indicadores que informem sobre as diferentes dimensões da educação.
Os questionários do Saeb a cada edição não englobam todos os tópicos da matriz, mas abrangem os aspectos fundamentais avaliados, assim como mantêm uma série de itens permanentes que possibilitam análises históricas.
Matrizes de Referência dos Questionários do Saeb
Matriz Mestre do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Desde 2019, o Saeb passa por um momento de transição no qual as matrizes utilizadas desde 2001 estão sendo progressivamente substituídas por aquelas elaboradas em conformidade com a BNCC. Procurando garantir a comparabilidade com a edição de 2021, cujos resultados foram fortemente marcados pelo fim da pandemia, em 2023 será ainda utilizada a antiga matriz para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.