Matrizes de Referência
O termo Matriz de Referência ou Quadro Conceitual (em inglês Framework) é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala para definir o construto e os fundamentos teóricos de cada teste ou questionário que compõe a avaliação, indicar as habilidades ou traços latentes a serem medidos e orientar a elaboração de itens. Além disso, também orienta a construção de escalas de proficiência, que especificam os níveis em que os estudantes se encontram e quais habilidades provavelmente são capazes de realizar no contexto da avaliação.
O PISA avalia até que ponto os estudantes de 15 anos de idade, próximos ao que se considera o final da escolaridade obrigatória na maioria dos países, adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para plena participação nas sociedades modernas. A avaliação trienal concentra-se em três domínios – Letramento em Leitura, Letramento Matemático e Letramento Científico – e para cada um deles é definida uma Matriz de Referência. Em cada ciclo do PISA, um dos domínios é considerado como principal, tendo sua Matriz de Referência revisada e ocupando aproximadamente metade do tempo total do teste. O domínio principal em 2018 foi Leitura, como em 2000 e 2009. Matemática foi o principal em 2003 e 2012, e Ciência foi o principal em 2006 e 2015. Assim, em 2018, foi lançada uma nova Matriz de Referência de Leitura, enquanto as matrizes de Matemática e Ciências de 2018 foram as mesmas de 2012 e 2015, respectivamente.
A nova Matriz de Referência de Matemática utilizada para nortear o teste de 2022 foi lançada oficialmente em 14 de outubro de 2019 na Universidade de Oxford, coincidindo com o lançamento da versão eletrônica interativa, atualmente disponível em 9 idiomas, incluindo Português de Portugal. Esta versão interativa está disponível on-line.
A proficiência dos estudantes em um domínio inovador também é avaliada; em 2015 e 2018, por exemplo, esse domínio foi, respectivamente, Resolução Colaborativa de Problemas e Competência Global. O domínio de Letramento Financeiro também vem sendo avaliado como um domínio opcional desde 2012.
Por meio de questionários distribuídos a estudantes e diretores de escolas e questionários opcionais distribuídos a pais/responsáveis e professores, o PISA também reúne informações sobre o histórico familiar dos estudantes, suas abordagens à aprendizagem e seus ambientes de aprendizagem. Esses questionários também são construídos com base em uma Matriz de Referência.
Matrizes de Referência | Originais (em inglês)
Pisa 2021
Pisa 2018
Pisa 2015
Pisa 2012